Logo TOPSPA

Blog > Massagens > Massagem Shiatsu: esclarecemos as principais dúvidas sobre esta terapia oriental

Topspa

publicado em 18 de Janeiro de 2023 | 5 minutos de leitura

"Massagem Shiatsu: esclarecemos as principais dúvidas sobre esta terapia oriental"

A massagem shiatsu é uma terapia japonesa de relaxamento e cura através do alinhamento energético do corpo, mente e espírito. 

Durante a massagem shiatsu o equilíbrio da energia vital é restabelecido, através do desbloqueio de pontos energéticos.

O shiatsu assenta na ideia de que as obstruções à circulação da energia, ou “Ki”, podem ser a causa de perturbações tanto físicas como emocionais, tais como dores na coluna, distúrbios digestivos ou estados de depressão. 

Com a prática de dígito-pressão, usando os polegares sobre os pontos meridianos do nosso organismo, o fluxo energético é orientado para a recuperação do mal-estar. 

Neste artigo, convidamos a descobrir os benefícios da massagem shiatsu e esclarecemos as principais questões relacionadas com esta terapia.

terapeuta a realizar uma massagem shiatsu
Uma das sensações proporcionada pela massagem shiatsu é a de recuperarmos a energia perdida

Quais os benefícios das Massagens Orientais Shiatsu?

A massagem shiatsu apresenta inúmeros benefícios:

Musculares

O shiatsu alivia as tensões e músculos através de pressões nos pontos de bloqueio, contribuindo para o tratamento de dores físicas relacionadas com a coluna, cabeça, articulações e músculos. 

Esqueléticos 

A massagem shiatsu proporciona o alinhamento muscular e vertebral, contribuindo para melhorar a postura do corpo. 

Orgânicos 

A massagem shiatsu reforça o sistema imunológico com a ativação da circulação sanguínea e libertação de toxinas do corpo, ajudando a prevenir o aparecimento de doenças. 

Terapêuticos 

O shiatsu é uma terapia que complementa a medicina convencional nos tratamentos de doenças reumáticas, respiratórias ou do foro psicológico. 

Hormonais  

A massagem shiatsu promove a harmonia entre o corpo e a mente através da resolução dos desequilíbrios hormonais causadores de agitação emocional. 

 

Marcar Massagem Shiatsu
 

Como é feita a Massagem Shiatsu?

Antes de dar início à massagem shiatsu, o terapeuta identifica as suas necessidades para ajustar a terapia aos seus objetivos.

massagem shiatsu realizada no tatami
A massagem shiatsu contribui para o alívio das dores lombares 

O shiatsu pode ser feito no chão, num tatami, ou numa marquesa. Com a aplicação de pressões pontuais com os polegares, o terapeuta desbloqueia zonas de maior tensão energética e muscular. 

Além dos dedos, também podem ser utilizadas as palmas das mãos, cotovelos, braços e, por vezes, os joelhos ou pés para realizar os movimentos de digito-pressão e massajar todo o corpo. 

Durante a massagem shiatsu, irá sentir um relaxamento muscular intenso, com efeitos calmantes ou revigorantes consoante a opção que desejar. 

Quais os sinais de que precisa de uma Massagem Shiatsu?

Os principais sinais que indicam a necessidade de uma massagem shiatsu são: 

  • Dores lombares, cabeça, musculares, articulações e menstruais;
  • Alergias respiratórias sazonais, corrimento ou obstrução nasal;
  • Obstipação, cólicas intestinais ou inchaço abdominal;
  • Estado de agitação, ansiedade, pressão e stress;
  • Pernas e tornozelos inchados ou doridos;
  • Dificuldades em dormir e insónias;
  • Azia, náuseas ou má digestão;
  • Cansaço;

Verifica algum destes sinais? Marque a sua massagem shiatsu e sinta os benefícios do equilíbrio energético.

 

Marcar Massagem Shiatsu

 

Para quem é indicada a massagem Shiatsu?

A massagem shiatsu é indicada para todas as mulheres e homens, a partir dos 16 anos de idade, que sofram de: 

  • Enxaquecas;
  • Artrites;
  • Dores de estômago;
  • Lesões desportivas;
  • Dor ciática ou lombar;
  • Asma;
  • Insónias;
  • Depressões.

Além de ser indicada também para todas as mulheres que sofrem de tensão ou dores pré-menstruais.

E, ainda, para todas as pessoas que precisem de um relaxamento muscular profundo e de revitalizar as energias devido ao cansaço extremo. 

Estudos em doentes com fibromialgia revelam que a massagem shiatsu aumenta a tolerância à dor, melhora a qualidade de sono e a qualidade de vida.
 

Perguntas frequentes sobre a Massagem Shiatsu

Reunimos algumas das questões mais frequentes sobre a massagem shiatsu. Descubra as respostas!
 

1. O Shiatsu é uma massagem chinesa ou japonesa?

A massagem shiatsu é japonesa, mas tem origem na medicina tradicional chinesa e baseia-se nos mesmos princípios de cura que norteiam o equilíbrio energético do organismo.

Na medicina tradicional chinesa, a pessoa é tratada como um todo. A ideia de saúde está relacionada com a fruição da energia vital. Quando esta energia se encontra bloqueada, surgem doenças e mal estar físico e psicológico. A cura assenta no desbloqueio dos meridianos, pontos por onde flui a energia vital.

2. Qual é o significado da palavra Shiatsu?

Shiatsu significa “Shi” dedos e “atsu” pressão, ou seja, a tradução é a própria técnica usada na terapia, pressão com os dedos. 

3. O que são os meridianos do corpo na massagem shiatsu? 

Os meridianos do corpo na massagem shiatsu são os canais onde passa a energia vital. Se esses canais estiverem obstruídos, a energia fica parada, provocando mal-estar.  

Assim, as pressões sobre essas linhas ou meridianos permitem desbloquear a passagem da energia e fazer com que esta circule livremente por todo o corpo, de forma livre, proporcionando o reequilíbrio energético. 

 

Marcar Massagem Shiatsu

 

4. O que é o Ki?

Ki é o nome que no oriente se dá à energia vital. É a força que todos os seres vivos possuem para manterem o equilíbrio, a saúde e o bem-estar geral. 

5. Posso beneficiar do Shiatsu mesmo sem ter qualquer tipo de problema? 

Sim, pode beneficiar dos efeitos positivos do shiatsu, mesmo sem ter qualquer tipo de problema, até porque a nossa energia durante o dia a dia está sempre a receber influências exteriores que provocam desequilíbrios.

Deste modo, a massagem shiatsu pode ser aplicada para manter o bom funcionamento do corpo, a mente sã e o espírito tranquilo antes de começar a sentir desconfortos ou problemas mais graves.

6. Na massagem shiatsu são usados óleos? 

Não. A massagem shiatsu é feita sem óleos. O seu foco é a descontração muscular profunda sobre os meridianos do nosso corpo, usando a digito-pressão para desbloquear os canais energéticos e promover a circulação da energia. 

detalhes dos movimentos feitos durante amassagem shiatsu
Os benefícios da massagem shiatsu vão além do físico e alcançam a esfera mental e emocional

Onde posso desfrutar de uma massagem shiatsu em Lisboa? 

Pode desfrutar de uma massagem shiatsu em Lisboa no CitySpa, o melhor dayspa no país segundo os World Luxury Spa Awards, sendo o único dayspa premiado em Portugal, consecutivamente desde 2014.

Poderá também receber uma massagem shiatsu no BSpa by Karin Herzog, um dos spas distinguidos no World Luxury Spa Awards, em 2013 e 2016, na categoria de “Best Luxury Emerging Spa”.

 

Aproveite as infraestruturas do spa para relaxar antes ou depois da sua massagem e viver uma experiência única de bem-estar para alcançar o equilíbrio perfeito entre corpo e mente.

Topspa

A TOPSPA Consultants é a empresa líder na área de consultoria e gestão de Spas no mercado hoteleiro, em Portugal. 

Fundada em 2015 com a ambição de ser a melhor a empresa a operar no mercado Wellness & Spa em Portugal, possui atualmente 8 Spas em gestão própria e o maior número de prémios atribuídos pelos World Luxury Spa Awards. 

A divulgação e partilha de conhecimento, são parte integrante dos valores da empresa, efetuada através de formação profissional, palestras, workshops e docência das disciplinas de Saúde e Bem-Estar em diversos cursos Superiores e Técnicos nas Escolas de Hotelaria e Turismo.

Partilhe com os seus amigos

Vouchers de Aniversário