Blog > Massagens > Massagem Chinesa: saiba como funciona e qual a sua influência em outras massagens

Topspa

publicado em 19 de Dezembro de 2021 | 4 minutos de leitura

"Massagem Chinesa: saiba como funciona e qual a sua influência em outras massagens"

A Massagem Chinesa é uma terapia milenar que restabelece o equilíbrio energético. Ao longo do tempo, tem sido utilizada como técnica complementar em outras massagens com o objetivo de potenciar um conjunto de benefícios. Neste artigo, vamos explicar-lhe tudo o que precisa saber sobre esta terapia milenar e de que forma a Massagem Chinesa influencia outras massagens, como a Topspa.

 

imagem de massagem chinesa
As massagens apresentam benefícios para diferentes faixas etárias

 

Saiba o que é a Massagem Chinesa

A Massagem Chinesa é uma das terapias da Medicina Tradicional Chinesa que assenta na premissa de que no nosso corpo existem canais (meridianos) por onde circula a energia (Chi).

Os meridianos estão mapeados desde tempos imemoriais e o conhecimento sobre os mesmos tem sido aprofundado ao longo de milhares de anos.
 

De acordo com a Medicina Tradicional Chinesa, quando o fluxo de energia (Chi) é perturbado dá-se origem a desequilíbrios que se manifestam através de doenças e outros desconfortos emocionais.  

 

Durante uma Massagem Chinesa é aplicada pressão em determinados pontos ao longo dos meridianos que estão diretamente relacionados com determinados órgãos. Ao agir sobre os canais por onde a energia circula, é possível restabelecer o equilíbrio energético, contribuindo para a cura de doenças e para o bem-estar global do organismo. 

O Chi ou Qi é a energia que circula no nosso organismo e que pode ser encontrada também na Natureza. É a força vital que equilibra a vida. O Chi, tal como o Yin e o Yang, são conceitos basilares da Medicina Tradicional Chinesa e é por isso que a Massagem Chinesa e outras terapias procuram manter o seu equilíbrio e estimular o seu fluxo. 

 

Conheça a Tui Na, o ex-libris da Massagem Chinesa

Entre as diferentes técnicas de Massagem Chinesa, a Tui Na é considerada a massagem de excelência. Vai além do relaxamento dos múdculos e, como vimos, tem como objetivo repor o equilíbrio energético dos órgãos e das funções do organismo ao atuar sobre os canais por onde flui a energia. Este procedimento melhora o estado geral do organismo e contribui para:

  • Restabelecer equilíbrios;
  • Relaxar os músculos;
  • Melhorar a irrigação muscular;
  • Promover a circulação da energia e do sangue.

Tui Na significa “puxar e segurar” e as manobras são feitas com os dedos e os nós dos dedos, podendo ser utilizados a palma e o dorso da mão e, em alguns casos, o cotovelo.

Os movimentos mais utilizados nesta técnica são a pressão, deslizamento e a circulação que podem ser combinados entre si, bem como o movimento de empurrar e pinçar. A massagem é feita de uma forma alternada entre movimentos ritmados e de maior suavidade.
 

Esta vertente da Massagem Chinesa é indicada para diferentes faixas etárias e, neste sentido, crianças, jovens, adultos e seniores podem beneficiar de um conjunto de efeitos terapêuticos.

 

Desta forma, a Massagem Chinesa Tui Na é indicada como um complemento terapêutico nos seguintes cenários:
 

  • Dores: no pescoço, nas costas e de cabeça;
  • Alterações ao nível muscular: tendinite, fibromialgia e contraturas;
  • Deficiência de energia: fadiga, cansaço e prostração;
  • Problemas ginecológicos: síndrome pré-menstrual;
  • Desequilíbrios do sistema nervoso;
  • Condições digestivas e respiratórias, entre outros.

 

imagem de massagem chinesa nas costas
Este tipo de massagem restabelece o equilíbrio dos meridianos 

 

Compreenda a relação da Massagem Chinesa com a massagem TopSpa

Algumas massagens combinam procedimentos da Massagem Chinesa para benefícios ainda mais abrangentes. É o caso da massagem TopSpa que integra várias técnicas ancestrais entre as quais a técnica Tui Na. Vamos descobrir como funciona, já a seguir.

 

A massagem TopSpa é um ritual holístico que associa diferentes técnicas utilizadas pelas medicinas tradicionais do sudoeste asiático para uma experiência única, com benefícios alargados do ponto de vista terapêutico e de relaxamento.

 

Dando atenção aos meridianos e ao fluxo de energia, as várias práticas ancestrais assentam numa filosofia holística de que mente e corpo interagem como um só e se um está em desequilíbrio aparece a doença.

O que torna esta massagem tão singular é a combinação única de múltiplas técnicas:

  • Shiatsu;
  • Ayurvédica;
  • Tui Na;
  • Reflexologia.
  • Tailandesa.

 

Veja as 10 razões pelas quais as pessoas adoram a Massagem TopSpa:

Ao associar diferentes técnicas e procedimentos, esta massagem combina um conjunto de benefícios, muitos deles comuns a todas as tecnicas, dos quais destacamos 10. Confira:

  1. Restabelece o equilíbrio dos meridianos contribuindo para o fluxo livre da energia no corpo, com especial enfoque com a inclusão das técnicas de Massagem Chinesa;
  2. Reforça a imunidade, em especial com movimentos da Massagem Ayurvédica, eliminando toxinas do organismo;
  3. Melhora a circulação sanguínea e a oxigenação das células;
  4. Provoca um efeito psicológico e emocional que aumenta a autoestima;
  5. Liberta a dopamina e serotonina, ou seja, melhora o humor;
  6. Utiliza estiramentos que promovem a libertação muscular e alonga os músculos;
  7. Alivia a depressão, através da aplicação de pressões exactas em pontos gatilho do Qi, com implicações no corpo e na mente;
  8. Melhora a qualidade do sono;
  9. Apoia no combate à asma, através da atenuação das contrações dos músculos involuntários do trato respiratório;
  10. É uma oportunidade para tirar um tempo para cuidar de si, em segurança.


Razões mais que suficientes para experimentar esta experiência holística que combina várias técnicas holísticas entre elas as técnicas de Massagem Chinesa Tui Na com procedimentos de outras partes do mundo para que possa usufruir ao máximo de todos os benefícios.

Topspa

A TOPSPA Consultants é a empresa líder na área de consultoria e gestão de Spas no mercado hoteleiro, em Portugal. 

Fundada em 2015 com a ambição de ser a melhor a empresa a operar no mercado Wellness & Spa em Portugal, possui atualmente 8 Spas em gestão própria e o maior número de prémios atribuídos pelos World Luxury Spa Awards. 

A divulgação e partilha de conhecimento, são parte integrante dos valores da empresa, efetuada através de formação profissional, palestras, workshops e docência das disciplinas de Saúde e Bem-Estar em diversos cursos Superiores e Técnicos nas Escolas de Hotelaria e Turismo.

Partilhe com os seus amigos

Vouchers de Aniversário

Vouchers de Spa