Blog > Wellness > Descubra a Magia da Ayurveda

Sara Batista

publicado em 9 de Abril de 2020 | 3 minutos de leitura

"Descubra a Magia da Ayurveda"

Preparado/a para conhecer um pouco mais desta medicina milenar?

Porquê a Ayurveda?

A medicina indiana é cada vez mais popular porque vê o corpo como um todo.

Tem como princípio o equilíbrio entre corpo e mente e acredita por isso que uma boa saúde é o resultado direto de viver em harmonia consigo próprio e com o universo.

Vamos simplificar ….

Imagine que tem uma dor de cabeça há vários dias, já tentou de tudo e não passa… o que faz? Vai ao médico, claro. Na consulta são-lhe feitas variadas perguntas; Como é a dor? Como a caracteriza de 1 a 10? Em que período sente mais dor? Quando começou a ter essa dor?

Depois disto provavelmente irá fazer alguns exames e é-lhe passada a respetiva medicação de acordo com o diagnóstico.

No caso da medicina Ayurveda qual seria a abordagem? Não vamos tratar o sintoma, mas sim tentar perceber a sua origem; Tem dormido bem? Ultimamente tem estado sobre stress? Alimenta-se apropriadamente e de forma equilibrada? Teve algum desgosto ou alteração emocional na sua vida?…

E é isto que a medicina Ayurveda irá tratar – a causa, o reencontrar do equilíbrio físico, emocional e mental e não o sintoma.

Resumindo…

A base da Ayurveda está na prevenção, na manutenção do equilíbrio do ser humano na sua totalidade. Cuidar na saúde e não na doença.

Por isso, se sentir que a sua energia estagnou, que está bloqueada sem ideias, sem iniciativas, sem energia, ou mesmo que as pequenas dores físicas a começam a incomodar e não percebe porquê, tire um tempo para si e venha conhecer alguns dos tratamentos desta ciência milenar, como o relaxamento profundo do Ritual Shirodhara ou da Massagem Abhyanga, o equilibrio de energia com o Kansa ou a revigorante Massagem Tradicional Ayurvedica, no Mandalay Spa, em Lisboa, Porto, Torres Vedras e Óbidos! Por exemplo, experimente começar o seu dia com uma massagem Ayurvédica – que irá renovar a sua energia, usando o óleo mais indicado para o seu tipo de dosha…

Dosha?! Afinal o que são os doshas?

Para a medicina Ayurveda os doshas são biótipos de energia, que estão associadas a características físicas e psicológicas de cada pessoa.

Na medicina Ayurveda cada pessoa é tratada de forma personalizada e de acordo com os seus biótipos próprios. É feita uma avaliação de cada pessoa individualmente, percebendo qual é o seu dosha dominante e o que o está a desequilibrar.

Temos 3 doshas:

1. Pitta (fogo e água)

Indivíduos com a predominância desses elementos têm tamanho mediano, metabolismo acelerado e sentem muita sede. Tendem a ser ativos e críticos. Pitta se caracteriza pelo que é quente, líquido, azedo e oleoso.

2. Vata (eter e ar)

São pessoas magras, com pouca musculatura, longilíneas e friorentas. Costumam ser ágeis, entusiasmadas, comunicativas e indecisas. Vata reúne qualidades como seco, leve, frio, móvel, áspero e claro.

3. Kapha (terra e água)

Essa combinação está associada a uma estrutura física forte e larga, com tendência a ganhar peso. Pessoas desse tipo são estáveis, lentas, pacientes e mais preguiçosas. Kapha é pesado, suave, oleoso e adocicado.

Na medicina Ayurveda quando temos algum elemento em excesso ou em carência surge a doença.

Daí a importância de percebermos qual o tipo de dosha de cada um, pois só desta forma é possível entender quais os elementos em desequilíbrio e como os reequilibrar.

Como iniciar o 1º contacto com esta filosofia? 

A medicina Ayurveda acredita que devemos estar em busca constante do nosso equilíbrio, recorrendo a diferentes técnicas, desde a meditação, exercícios de respiração, yoga, massagens, alimentação…

Veja a oferta de tratamentos inspirados na sabedoria da medicina ayurvédica do Mandalay Spa e cuide-se na sua saúde, prevenindo os desequilíbrios e as doenças consequentes. Os tratamentos também se encontram disponíveis para voucher de oferta.

Quer ir mais longe? Já pensou, por exemplo, fazer um retiro ayurvédico? Tirar um tempo para se conectar com o seu eu? Imagine fazer uma viagem guiada por especialistas em cada uma destas técnicas…

Pare, descanse, respire – cuide de si. Encontre o seu oásis interior numa nova filosofia e descubra o Mandalay Wellness & Spa!

Sara Batista

Com formação em técnicas de Spa e termalismo e mais de 6 anos de experiência na área SPA, tem vindo a desenvolver e aprofundar o seu conhecimento e competências na área da medicina ayurvédica e macrobiótica, tendo ainda participado em vários retiros com o objectivo de auto-conhecimento. Sara é hoje responsável de operações de um Mandalay Spa, e é formadora certificada por diversas marcas internacionais da área spa. Sara é ainda uma apaixonada pelas artes, nomeadamente a pintura e teatro, qualidades que explora nos videos de bem-estar que desenvolve para as redes sociais da marca Mandalay Spa.

Partilhe com os seus amigos

Vouchers de Aniversário

Vouchers de Spa