Logo TOPSPA

Blog > Massagens > Como escolher a melhor Massagem Ayurvédica em Lisboa e equilibrar as energias (com sugestões!)

Topspa

publicado em 30 de Junho de 2022 | 7 minutos de leitura

"Como escolher a melhor Massagem Ayurvédica em Lisboa e equilibrar as energias (com sugestões!)"

Sente-se sem energia, sem ideias e nota que as pequenas dores físicas do dia a dia começam a incomodar cada vez mais? Neste guia vamos explicar como escolher a melhor Massagem Ayurvédica em Lisboa para equilibrar de vez as suas energias.

Se deseja tirar partido desta ciência milenar e quer saber como escolher a terapia ayurvédica que mais combina consigo, continue a ler e descubra:

  • Tudo o que precisa de saber sobre as terapias ayurvédicas;
  • 20 motivos para fazer uma massagem ayurvédica;
  • Quem pode beneficiar de uma massagem ayurvédica;
  • Como descobrir qual é o seu Dosha;
  • Checklist para escolher a melhor massagem ayurvédica em Lisboa;
  • Quais as melhores massagens ayurvédicas em Lisboa.
Conheça todos os benefícios da massagem ayurvédica

 

Vamos renovar energias!
 

Tudo o que precisa de saber sobre as terapias ayurvédicas

Regra geral, a medicina tradicional tende a focar-se nos sintomas, esquecendo muitas vezes a sua causa. 

a medicina ayurvédica é uma terapia alternativa de prevenção e tratamento de doenças que interpreta o sintoma de duas maneiras:

  • Por um lado, como um sinal de alerta de que algo está errado com o corpo;
  • Por outro, como um indício de que é urgente atuar a um nível mais profundo de correção para solucionar o desequilíbrio psicossomático.

 

Uma terapeuta ayurvédica, longe de ignorar o sintoma, foca-se, sobretudo, em descobrir a sua origem. Para isso, um profissional da medicina ayurvédica faz perguntas como:

  • Tem dormido bem?
  • Teve algum desgosto nos últimos tempos?
  • Tem uma alimentação saudável e equilibrada?

 

Tudo isto está na base daquilo que é a medicina Ayurveda: 

  • A prevenção na saúde;
  • O tratamento da causa que precede a doença;
  • A busca pelo equilíbrio do ser humano de uma forma holística.
     

Em sânscrito, “ayur” significa “vida” e “veda” significa “ciência”. Ayurveda é assim a ciência da vida plena, da saúde e da longevidade. 


De seguida, vamos descobrir algumas vantagens da massagem ayurvédica para o organismo.

20 motivos para fazer uma massagem ayurvédica

A lista de benefícios da massagem ayurvédica para o corpo é extensa. Para além de libertar o stress e aliviar as contraturas musculares, esta técnica milenar tem muitos outros benefícios associados que enumeramos de seguida:

  • Contribui para diminuir a gordura corporal e a celulite;
  • Elimina a retenção de líquidos;
  • Estimula a oxigenação nutrindo as células dos tecidos;
  • Fortalece o sistema imunitário;
  • Ajuda a prevenir doenças;
  • Alivia a tensão muscular e melhora a flexibilidade;
  • Regula o apetite;
  • Regulariza a atividade intestinal;
  • Rejuvenesce a pele;
  • Reduz dores nas articulações em pacientes com osteoartrite;
  • Diminui a pressão arterial em pacientes que sofrem de hipertensão;
  • Melhora a distrofia muscular;
  • Relaxa o corpo, a mente e o espírito;
  • Elimina a sensação de fadiga e equilibra as energias;
  • Aumenta a autoconsciência;
  • Elimina o stress acumulado;
  • Diminui o nível de toxinas prejudiciais ao bom funcionamento do organismo;
  • Aumenta os níveis de concentração e foco;
  • Melhora o humor.

 

Se ainda está na dúvida se deve render-se a um par de mãos, fique a saber que a massagem ayurvédica também pode ajudar a prevenir a depressão.

 

Quem pode beneficiar da massagem ayurvédica?

Segundo a medicina ayurveda, o corpo humano tem cinco elementos: éter, ar, fogo, água e terra. Cada um destes elementos alimenta diferentes humores ou estados energéticos e emocionais do corpo - os chamados Doshas. 

Segundo os princípios ayurvedas, a doença física ou mental surge como uma consequência do desequilíbrio de algum destes Doshas. Por isso, as terapias ayurvédicas são indicadas para todas as pessoas que:

  • Sentem que o seu corpo está desequilibrado ou doente;
  • Querem descobrir qual é o seu dosha e equilibrá-lo;
  • Desejam restabelecer o equilíbrio mente-corpo-espírito através da medicina milenar ayurvédica.

Agendar Massagem Ayurvédica em Lisboa

 

Como descobrir qual é o seu Dosha?

Antes da massagem ayurvédica, o terapeuta procede a uma avaliação dos doshas do cliente para tentar compreender onde poderá estar o desequilíbrio psicossomático. 

Mas, afinal, o que são os doshas? Os doshas são a manifestação física dos cinco elementos no nosso corpo. Cada ser humano tem um dosha predominante que, segundo esta ciência, é o que está na causa do perfil mental, físico e emocional de cada indivíduo. 

Há 3 doshas principais: vata, kapha e pitta.

 

O dosha vata

O dosha vata é o responsável pelo movimento (respiração, batimento cardíaco, impulsos nervosos) e pela expressão criativa.

Apesar de circular por todo o corpo, o local deste dosha é o intestino grosso, pelo que é aqui que os desequilíbrios no corpo são sentidos em primeiro lugar. Para além de digestões irregulares, as pessoas com o dosha vata têm articulações rígidas, pelo que massagens frequentes são recomendadas. 
 

O dosha kapha

Com uma resistência física e emocional acima da média - assim se caracterizam os indivíduos com predominância de kappa. Em simultâneo, têm tendência a cair em inércia e, como consequência, a engordarem. Em desequilíbrio, o corpo de um kappa começa a dar sinais: as digestões tornam-se mais lentas e as vias respiratórias ficam congestionadas.
 

O dosha pitta

Carismáticos, ambiciosos e perspicazes. Assim são os indivíduos com predominância de pitta. O dosha pitta está muito ligado ao elemento fogo e representa a energia da transformação. O local primordial deste dosha é o intestino delgado, pelo que os indivíduos pitta devem estar atentos a sintomas como o aumento de calor interno, as erupções cutâneas e a febre. Aconselha-se um passeio à beira-mar com regularidade, assim como a prática de meditação.
 

 

Checklist para escolher a melhor massagem ayurvédica em Lisboa

Para tirar o máximo partido das massagens ayurvédicas, é importante ter em atenção quatro pontos essenciais que contribuem para a qualidade do seu tratamento:

 

Experiência e qualificação das terapeutas

É importante que as massagens ayurvédicas sejam executadas por profissionais certificados que saibam ler o corpo do cliente e aplicar a técnica mais adequada de acordo com essa leitura.

 

Qualidade dos produtos

A qualidade dos produtos é importante assim como é fulcral selecionar o óleo quente mais indicado para o tipo de dosha do paciente.

Os óleos vegetais naturais da reconhecida marca Sundãri  são uma excelente escolha para as massagens ayurvédicas.

 

Oferta em termos de infraestruturas do Spa

O ideal é que o spa reúna excelentes condições no que diz respeito às infraestruturas. Existem Spas que disponibilizam os seus espaços de forma gratuita antes ou após a realização de uma massagem.

Desta forma, é possível prolongar a sensação de bem-estar ao usufruir de salas de relaxamento, piscinas, entre outros.

 

Reconhecimento internacional

Ter o reconhecimento de organizações internacionais como a do World Luxury Spa Awards é uma mais-valia a ter em conta. Este prémio é o auge da conquista na indústria de spa de luxo, ao premiar a excelência das instalações e do serviço prestado.


 

Massagem ayurvédica em Lisboa: conheça as melhores sugestões

Na medicina Ayurveda, defende-se que cada pessoa necessita de um tratamento personalizado que deve estar de acordo com as suas necessidades físicas e emocionais, os seus Doshas. 
Existem vários rituais que comprovam os benefícios da massagem ayurvédica. Para facilitar a decisão, partilhamos consigo quais são as melhores massagens ayurvédicas em Lisboa e que resultados pode esperar. 

 

Massagem Ayurvédica - Mandalay

A Massagem Ayurvédica do Mandalay Spa ajuda a libertar toxinas, estimula os músculos do corpo e a circulação sanguínea. 

É um ritual que começa com uma avaliação do Dosha e seleção do óleo mais indicado (vata, kapha ou pita). O cliente é convidado a deitar-se num tatami e a deixar-se envolver pelos movimentos profundos e vigorosos da terapeuta que culminam numa sensação de corpo mais solto e em equilíbrio.
 

Momento de uma Massagem Ayurvédica em Lisboa no Mandalay Spa

The Refinery Ultimate Face & Body - CitySpa

Este tratamento inclui uma massagem ayurvédica ao couro cabeludo, uma esfoliação e massagem às costas e, ainda, um facial.

A experiência começa com uma limpeza profunda das costas - através de uma combinação exótica dos melhores óleos essenciais e vegetais naturais exclusivos da gama The Refinery. A esta sensação, somam-se as técnicas anti-stress que relaxam a musculatura das costas e também ajudam a descontrair o couro cabeludo.
A cereja no topo do bolo é a finalização: um tratamento facial premium que resulta numa pele mais macia, luminosa e cuidada. 

Ritual Shirodhara - Mandalay Spa

Direcionada para um relaxamento profundo, Shirodhara é uma das terapias ayurvédicas mais procuradas por quem deseja devolver a energia natural ao corpo. 

Esta técnica de cura milenar usa óleos essenciais quentes que, aplicados sobre a testa, o cabelo e couro cabeludo, auxiliam nos movimentos da terapeuta enquanto massageia toda a parte superior do corpo.

Estes produtos naturais são selecionados de forma criteriosa e escolhidos de acordo com o tipo de dosha do paciente. 

 

Massagem Ayurvédica - CitySpa

Direcionada para libertar toxinas e aumentar a mobilidade nas articulações, a massagem Ayurvédica combina manobras de tração com técnicas de alongamento

É a massagem ideal para estimular pontos vitais do corpo e repor os seus níveis de energia naturais. O estilo de movimentos e o fluxo da massagem são determinados pelas necessidades do cliente, como já é costume na medicina oriental. 
 

Agende já a sua massagem ayurvédica em Lisboa!

Invista em si e agende já um dos tratamentos desta ciência milenar. Para usufruir dos benefícios da massagem ayurvédica, contacte a equipa especializada da TOPSPA, disponível para indicar os melhores Spas para si, assim como as experiências de bem-estar mais adequadas às suas necessidades atuais.

Topspa

A TOPSPA Consultants é a empresa líder na área de consultoria e gestão de Spas no mercado hoteleiro, em Portugal. 

Fundada em 2015 com a ambição de ser a melhor a empresa a operar no mercado Wellness & Spa em Portugal, possui atualmente 8 Spas em gestão própria e o maior número de prémios atribuídos pelos World Luxury Spa Awards. 

A divulgação e partilha de conhecimento, são parte integrante dos valores da empresa, efetuada através de formação profissional, palestras, workshops e docência das disciplinas de Saúde e Bem-Estar em diversos cursos Superiores e Técnicos nas Escolas de Hotelaria e Turismo.

Partilhe com os seus amigos

Vouchers de Aniversário