Logo TOPSPA

Blog > Wellness > 7 Conselhos para proteger a sua pele do sol neste verão

Cláudia Lopes

publicado em 25 de Maio de 2023 | 4 minutos de leitura

"7 Conselhos para proteger a sua pele do sol neste verão"

Atualizado a 26 de Junho de 2023

Desfrute da chegada do bom tempo, sem descurar os principais cuidados com a pele. Proteja a sua pele, ganhe mais saúde.

A exposição ao sol de forma moderada estimula a produção de vitamina D, essencial para várias funções do corpo. Além disso, contribui para a produção de melanina, uma substância que ajuda na prevenção de doenças e no aumento do bem-estar. 

A luz do sol pode ainda melhorar o nosso humor, diminuir a pressão arterial, fortalecer os nossos ossos e músculos, assim como o nosso sistema imunológico. 

Todavia, é importante adotar estratégias para proteger a sua pele do sol, evitando os danos excessivos dos raios solares a promover uma pele saudável e cuidada durante a temporada de verão. 

cuidados com a pele na praia durante o verão
  Neste verão, proteja a sua pele e cuide de si!

Danos causados pelo sol e envelhecimento da pele

Nem todos sabem, mas o sol é o principal fator externo causador do envelhecimento da pele. Isso ocorre porque ele emite raios ultravioletas do tipo UVA e UVB.

Os UVA são os mais perigosos, pois penetram nas camadas mais profundas da pele e promovem a formação de radicais livres, que são moléculas capazes de danificar as fibras de colagénio e elastina, o que faz com que a pele perca a sua firmeza. 

Os raios UVB também não são totalmente inocentes: a sua ação na superfície da pele provoca reação inflamatória (a queimadura solar). 

Desta forma, é importante adotar hábitos, principalmente durante a temporada balnear, para cuidar da sua pele. 

Confira abaixo os 7 conselhos para proteger a sua pele do sol:

  • Modere a exposição ao sol

Previna a desidratação da pele e o aparecimento de rugas ou manchas. Siga as recomendações de saúde. 

Para uma pele saudável, evite a exposição direta ao sol no período entre as 11h e às 17h.

  • Use um protetor solar adequado

O protetor solar protege-nos não apenas do cancro cutâneo, como também do envelhecimento da pele. Aplicá-lo no rosto deve ser um hábito diário, menos nos dias nublados ou com nevoeiro a radiação UVA consegue atingir a superfície da Terra. 

Utilize um protetor solar com um índice adequado ao seu tipo de pele, com um fator de proteção solar igual ou superior a 30 FPS. Renove a sua aplicação sempre que estiver com a pele exposta ao sol, idealmente de duas em duas horas. 

A quantidade de produto aplicada também merece atenção: há estudo que comprovam que aplicar uma pequena quantidade de produto pode reduzir a qualidade da proteção. 

Não esquecer de que a quantidade de protetor solar indicada para a face equivale à quantidade aplicada nos dedos indicador e do dedo médio. 

  • Use chapéu e óculos de sol

Durante a exposição solar deve usar chapéu de abas largas para proteger a sua pele do sol, principalmente sendo a pele do rosto tão delicada! Ao terem contacto diretamente com a pele do face, os raios solares podem estimular a produção das linhas finas e manchas. 

Use óculos de sol com proteção contra a radiação UVA e UVB, que também podem danificar os olhos. 

chapéu e óculos de sol para proteger-se na praia
Chapéu e óculos de sol para proteger a sua pele e os seus olhos dos raios UVA e UVB
  • Opte por roupa adequada à estação

Para o seu conforto, use roupas claras, frescas e leves. Se tem dificuldades de circulação sanguínea, lembre-se de evitar roupas apertadas, sobretudo nos dias de mais calor.

  • Beba muitos líquidos

Hidrate o corpo, a pele agradece. Com o tempo de calor, aumente a ingestão de líquidos ao longo do dia. Mesmo não tendo sede, beba água ou tisanas, sem açúcar.  

Também é muito comum o nosso organismo reter mais líquidos nesta altura do ano. Evitar o excesso de sal e investir em massagens drenantes pode ajudar a eliminar o inchaço.

  • Coma alimentos que purificam o organismo

Para uma pele bonita, é essencial fazer uma alimentação saudável. Prefira alimentos biológicos. Evite ao máximo açúcares refinados.

  • Prepare a pele para o verão

Saiba como ter uma pele bonita e uma silhueta elegante. Fique com a sugestão dos tratamentos recomendados para se preparar para a estação balnear.

Para resultados mais eficazes, combine os tratamentos de spa com um estilo de vida saudável. Adote uma alimentação equilibrada e pratique exercício, por si e por um corpo saudável no verão. 

Relaxe e aproveite este verão! 

Cláudia Lopes

Desde sempre apaixonada pela área do bem-estar, orientou desde 2016 a sua atividade para a divulgação e partilha de conhecimento desta área. A experiência direta de contacto com publico nacional e internacional em vários spas, aliada à sua formação em Marketing e Comunicação, conferem-lhe uma forte sensibilidade para as necessidades do cliente spa.

Partilhe com os seus amigos

Vouchers de Aniversário