Logo TOPSPA

Blog > Massagens > Massagem "Drenagem Linfática": livre-se do inchaço e da retenção de líquidos

Topspa

publicado em 5 de Novembro de 2021 | 4 minutos de leitura

"Massagem "Drenagem Linfática": livre-se do inchaço e da retenção de líquidos"

A Massagem de Drenagem Linfática é uma técnica utilizada para reduzir o inchaço e a retenção de líquidos. Estes são os principais motivos pelos quais se recorre a este tipo de massagem, mas há muitos mais. Com este artigo, ficará a conhecer os benefícios, bem como sugestões de onde fazer as melhores massagens de drenagem linfática manual.

 

O que é e como é feita a Massagem de Drenagem Linfática?

A Massagem de Drenagem Linfática manual é uma técnica que tem como objetivo reduzir a retenção de líquidos no organismo. É uma terapêutica específica, extremamente eficaz, de pressão ao longo do sistema linfático. Também chamada de Massagem Drenante, é feita com poucas pressões, suaves, intermitentes, lentas e relaxantes.

Esta técnica ancestral de eliminação de líquidos e de gordura é uma aliada no estímulo do sistema linfático, no combate à retenção de líquidos e à celulite, incluindo o período de gravidez. Entre outras vantagens na área da saúde, destacam-se os efeitos terapêuticos na síndrome pré-menstrual, bem como nas varizes. Ao nível da estética ajuda, por exemplo, na perda de peso.

O Sistema Linfático é composto por órgãos linfóides, tecidos, vasos e ductos distribuídos por todo o organismo. O sistema produz e amadurece as células de defesa do corpo enquanto drena e filtra o excesso de líquidos.

 

exemplo de massagem de drenagem linfática na zona da barriga
A Massagem de Drenagem Linfática combate a retenção de líquidos

A Massagem de Drenagem Linfática é também aconselhada a grávidas e lactantes, sendo muitas vezes combinada com outros tipos de terapias. É importante na promoção do bem-estar geral, físico, emocional e mental da grávida.

A Massagem Drenante pode ser associada a outros tratamentos, incluindo tratamentos médicos. É mais eficaz quando complementada por um modo de vida ativo associado a uma boa alimentação e a sua realização regular potencia os resultados.

 

Emil Voder descobriu a drenagem linfática manual em 1936, no entanto a medicina científica só a aceitou trinta anos depois, em 1966. Neste ano, foi inaugurada a Associação de Drenagem Linfática Manual.

 

Quais são os benefícios da Massagem de Drenagem Linfática?

A Massagem de Drenagem Linfática ou Drenante apresenta benefícios tanto para a saúde, quanto estéticos, vejamos:

 

Benefícios para a saúde

  • Descongestionamento dos vasos linfáticos;
  • Ativação do sistema imunológico;
  • Desintoxicação do organismo.
  • Redução da celulite do tipo edematosa;
  • Prevenção de varizes
  • Aumento do bem-estar da grávida.
  • Alívio da dor;
  • Melhoria da circulação sanguínea comprometida;
  • Combate ao edema no período gestacional e síndroma pré-menstrual;
  • Redução da hipertensão arterial;
  • Alívio da musculatura tensa;
  • Melhoria da pele irritada;
  • Redução do estresse.

 

Benefícios estéticos

  • Tratamento de acne;
  • Tratamento de dermatites;
  • Rejuvenescimento;
  • Tratamentos pré e pós cirurgia plástica,
  • Relaxamento de clientes tensos.

 

Além disso, a massagem  de drenagem linfática, devido ao toque, proporciona também uma sensação de bem-estar e relaxamento, sendo este outro benefício que vale a pena usufruir.

 

Quais são as melhores opções de massagem de drenagem linfática?

 

exemplo de massagem de drenagem linfática para reduzir o volume corporal atraves da eliminação de liquidos
A Massagem de Drenagem Linfática apresenta uma série de benefícios para a saúde e também estéticos


 

Existem duas ótimas sugestões para fazer a sua massagem de drenagem linfática, de onde sairá mais leve e revigorada.

 

Massagem de Drenagem Linfática 

A nossa primeira sugestão é a Massagem de Drenagem Linfática Manual mais tradicional (método Voder). É realizada por profissionais experientes que, durante a sessão, recorrem a manobras manuais em diferentes partes do corpo. O tratamento pode ter a duração de 30min (localizado) ou 50 minutos. 
 

As manobras da massagem de drenagem linfática são realizadas no sentido e direção do sistema linfático e estimulam os gânglios linfáticos, contribuindo para a eliminação de líquidos e toxinas do organismo. Trata-se de uma técnica extremamente eficaz. 

 

Ritual Drenante e Tonificante

Em segundo lugar, a alternativa que sugerimos é o Ritual Drenante e Tonificante que combina técnicas de massagem drenante com a tonificação do corpo, através da utilização de um produto específico com chá verde e a Vitamina B12.  
 

O chá verde é um aliado na ativação do sistema imunológico ao acelerar o metabolismo, o que contribui para a queima de calorias, e, consequentemente, para a perda de peso. Além disso, elimina toxinas que estão a mais no seu corpo. Ao associar a Vitamina B12, esta massagem adelgaça e tonifica o corpo, enrijecendo os músculos e reduzindo a flacidez da pele.
 

Um grupo que pode beneficiar muito deste tipo de massagem são as grávidas, quer durante a gravidez quer no pós-parto. Durante a gestação, as massagens ajudam a suportar os desconfortos inerentes ao estado, contribuindo ainda para aliviar a retenção de líquidos. Após o parto, a drenagem linfática ajuda a recuperar a linha. Além disso, ajuda no relaxamento, o que beneficia a relação da mamã com o seu bebé.

 

Quais as mais valias de fazer uma massagem num Spa?

Fazer uma drenagem linfática manual ou uma massagem Drenante e Tonificante num Spa, é mais do que fazer uma massagem. É entregar-se a uma experiência que reaviva os sentidos.

As massagens são realizadas por profissionais com formação especializada que oferecem um aconselhamento personalizado, sendo também possível usufruir de um ambiente que convida ao relaxamento. Além disso, existem Spas que permitem o uso das suas infraestruturas antes ou após a massagem.

Topspa

A TOPSPA Consultants é a empresa líder na área de consultoria e gestão de Spas no mercado hoteleiro, em Portugal. 

Fundada em 2015 com a ambição de ser a melhor a empresa a operar no mercado Wellness & Spa em Portugal, possui atualmente 8 Spas em gestão própria e o maior número de prémios atribuídos pelos World Luxury Spa Awards. 

A divulgação e partilha de conhecimento, são parte integrante dos valores da empresa, efetuada através de formação profissional, palestras, workshops e docência das disciplinas de Saúde e Bem-Estar em diversos cursos Superiores e Técnicos nas Escolas de Hotelaria e Turismo.

Partilhe com os seus amigos

Vouchers de Aniversário