Logo TOPSPA

Blog > Massagens > Cuidar de si durante a gravidez: 3 vantagens de fazer massagens de grávida e dicas de bem-estar

Patrícia Fonseca

publicado em 19 de Fevereiro de 2021 | 5 minutos de leitura

"Cuidar de si durante a gravidez: 3 vantagens de fazer massagens de grávida e dicas de bem-estar"

A gravidez é um dos momentos da vida da mulher, em que se verificam mais mudanças a nível corporal e psicológico. Dores nas costas, edema, cansaço e ansiedade são alguns dos desconfortos que uma massagem de grávida podem ajudar a ultrapassar. 

O ganho de peso e crescimento da barriga, que provocam muitas vezes problemas de autoestima e de imagem corporal, são só algumas das alterações que acontecem ao longo dos nove meses que antecedem a chegada do bebé e que contribuem para uma montanha russa de emoções. Afinal, é um momento de intensa produção de hormonas, e gerar uma nova vida requer adaptações que o organismo precisa fazer. Atividades que promovam o bem-estar geral, físico, mental e emocional são ainda mais críticas durante a gravidez. Já experimentou uma massagem de grávida ou como é referido nos spas de massagem de pré-mamã?

 

Uma das formas de minimizar o desconforto durante a gravidez é fazer massagem de pré-mamã

A gravidez é considerada como o acontecimento que gera mais alterações no corpo humano durante toda a vida, sejam elas físicas, fisiológicas, psicológicas ou até mesmo sociais. 

Existem sempre muitas dúvidas que passam pela cabeça das mulheres no que se refere à segurança da massagem durante a gravidez. É certo que se devem tomar precauções, deve sempre assegurar-se que não tem nenhum fator de risco e, se for o caso, falar com o seu médico acerca do assunto, e escolher um centro ou Spa devidamente certificado. 

3 benefícios importantes da Massagem Pré-Natal

Entre os vários benefícios de que pode usufruir numa Massagem durante a gravidez, vou destacar-lhe os 3 mais importantes:

1. A massagem pré-mamã ajuda a regulação hormonal

De acordo com a American Pregnancy Association (APA), estudos realizados com mulheres grávidas nos últimos 10 anos mostraram que realizar massagens no período pré-natal ajudam na regulação do humor e melhora a saúde cardiovascular. Em grávidas que receberam massagens de gestante 2 vezes por semana durante 5 semanas, verificou-se diminuição dos níveis de hormonas responsáveis pelo stress (norepinefrina e cortisol) e o aumento de serotonina e dopamina, que em níveis baixos estão associadas à ansiedade e à depressão.

2. O edema típico da gravidez é reduzido com massagem pré-natal

O inchaço dos pés, pernas, mãos e articulações durante a gravidez surge devido a uma circulação reduzida e pelo aumento da pressão exercida pelo útero, nos principais vasos sanguíneos. A massagem pré-mamã estimula os tecidos moles de forma encorajar o movimento dos fluidos e assim diminuir o seu acúmulo no corpo.  A drenagem linfática é o método mais indicado nestes casos, sendo uma técnica base das massagens pré-mamã.

3. A massagem de gestante melhora a qualidade do sono

A massagem de pré-natal atua ao nível do sistema nervoso, ajudando a relaxar e diminuir a tensão muscular. Quando o desconforto associado à dor muscular reduz, consegue encontrar posições mais confortáveis e adormece melhor e mais profundamente.

O pressão no nervo ciático pode tornar-se muito incomodativa no final da gravidez

A dor devida à compressão do nervo ciático afeta muitas mulheres no final da gravidez, já que o útero repousa sobre os músculos do pavimento pélvico e da parte inferior das costas. A massagem de grávida ajuda a diminuir esta pressão.

A gravidez é um período maravilhoso, mesmo causando muitas dúvidas e apreensão, por isso, respire fundo…e deixe que o seu corpo faça o resto.

5 práticas de um programa de bem-estar que complementam a massagem de pré-mamã

1. Saiba como manter o exercício físico

Há evidências de que a atividade física, durante a gravidez, pode prevenir a diabetes gestacional, aliviar o stress e aumentar os níveis de energia. Actividades como yoga, pilates ou mesmo tai-chi, são excelentes para esta fase de vida. Se tiver dúvidas se a sua gravidez permite fazer exercício físico, consulte o seu médico primeiro.

2. Aprenda a meditar num programa de bem-estar

Mulheres com elevados níveis de stress ou ansiedade durante a gravidez ficam mais predispostas a ter bebés prematuros ou com baixo peso. Meditar pode ser tão simples quanto focar a nossa atenção na nossa respiração, no nosso corpo e no nosso bebé. Pode frequentar aulas, programas de bem-estar ou retiros e aprender técnicas mais avançadas.

3. Faça uma dieta equilibrada

Uma alimentação equilibrada é benéfica não apenas para o bebé, mas também para que o seu corpo consiga fazer face a todas as alterações fisiológicas que acontecem durante a gravidez. Inclua fruta, legumes, nunca esqueça uma fonte de proteína e beba muita água que ajuda a hidratação e o processo de drenagem do organismo.

4. Peça ajuda

Quer seja apoio para concretizar algumas tarefas do dia-a-dia, seja apoio de um profissional para esclarecer todas as suas dúvidas e receios sobre a gravidez, seja um coach para desabafar sobre as suas angústias e que a possa orientar neste trajecto de vida,, o importante é que não se sinta na obrigação de fazer tudo o que fazia, e sentir as mesmas emoções que sentia antes de estar grávida. Está a gerar vida dentro de si, e isso requer muita energia extra do seu organismo. É normal que se sinta cansada, sem energia, psicologicamente mais fragilizada…e está tudo bem! Faça as coisas ao ritmo do seu corpo e peça ajuda!

5. Faça um programa de bem-estar para grávidas

Para dar o passo seguinte, ou se precisar de ajuda adicional para se focar no seu bem-estar, existem Spas que oferecem programas de bem-estar para grávidas de apenas um dia na cidade, ou retiros mais longos fora da cidade. Várias são as opções e as adaptações que podem ser feitas para o caso específico das grávidas. 

 

Os programas de bem-estar e retiros são muito importantes durante a gravidez

A gravidez é um período temporário e que pode ser extremamente gratificante, aproveite para se focar no seu bem-estar e no bem-estar do seu bebé. Colocar na sua rotina semanal ou quinzenal atividades que a ajudem no processo de relaxamento vai fazer uma diferença muito positiva na qualidade do seu bem-estar e do seu bebé. Lembre-se: o importante é cuidar de si, do seu bebé e ser feliz

Patrícia Fonseca

Uma apaixonada pela área de spa e bem-estar, começou o seu percurso profissional como especialista na área de estética ecosmetologia em 2005. Desde então que a busca pelo conhecimento foi sempre uma prioridade tendo diversas formações complementares na área das terapias e massagens Spa como massagem terapêutica, técnicas miofascias e drenagem linfática manual. Desde 2019 que frequenta a licenciatura em Medicina Tradicional Chinesa. A Patrícia é hoje supervisora do CitySpa e formadora certificada por diversas marcas internacionais. Com mais de 16 anos de experiência, a sua tranquilidade e profissionalismo é o que mais apaixona os nossos clientes, fazendo também da Patrícia uma das nossas especialistas mais credenciadas em cuidados de corpo e rosto.

Partilhe com os seus amigos

Vouchers de Aniversário