Logo TOPSPA

Blog > Massagens > Conheça os benefícios reais que a massagem terapêutica proporciona às empresas

Topspa

publicado em 12 de Maio de 2022 | 4 minutos de leitura

"Conheça os benefícios reais que a massagem terapêutica proporciona às empresas"

Entre os benefícios mais conhecidos da massagem terapêutica, destacam-se a redução do stress e da ansiedade e o aumento do bem-estar. Mas sabia que existem benefícios que vão além do bem-estar pessoal e garantem um impacto positivo no dia a dia das empresas?

Ao longo deste artigo, vamos mostrar como a massagem terapêutica pode ser uma excelente aliada das empresas portuguesas.  

Descubra como esta terapia milenar ao contribuir para o bem-estar dos colaboradores, torna-os mais produtivos, garantindo uma influência positiva nos resultados de uma empresa.

 

As massagens terapêuticas garantem mais-valias aos colaboradores que se traduzem reais benefícios para as empresas

 

Por que razão as empresas podem beneficiar das massagens terapêuticas?

No atual mundo do trabalho, o stress é uma presença quase constante. As inúmeras reuniões e os prazos por cumprir exigem uma atenção redobrada. E, por mais vontade que se tenha, é cada vez mais difícil “desligar” dos compromissos relacionados com o trabalho. 

Num estudo realizado pelo American Stress Institute sobre a saúde no local de trabalho, foram apuradas as seguintes queixas regulares:

  • 62% dos participantes relataram que terminam o dia com dores no pescoço;
  • 44% relataram problemas de stress ocular;
  • 38% queixaram-se de dores nas mãos;
  • 34% relataram dificuldade em dormir relacionadas com stress.

Como podemos ver, as atividades repetitivas no trabalho, bem como o stress estão na origem da maior parte das queixas. 

Permanecer longos períodos de tempo na mesma posição, repetir movimentos de uma forma constante ou estar horas em frente a um computador contribui para os problemas relacionados com as articulações, o que pode provocar dores crónicas ao longo do tempo. Já o stress afeta os níveis de serotonina, também conhecida por hormona da felicidade, assim como a melatonina que ajuda a adormecer à noite.

Qualquer um destes fatores acabam por prejudicar o rendimento que cada colaborador teria para oferecer em condições normais. Em muitos casos, para conseguirmos olhar para dentro e encontrar o equilíbrio, é necessário recorrer a um auxílio exterior. Alguém que carregue nos sítios certos e que ajude a fazer um reset.

E quem melhor do que um terapeuta profissional?

Entre os principais benefícios das massagens terapêuticas, destacam-se:

  • relaxamento do corpo;
  • aumento da sensação de bem-estar;
  • redução do stress e da ansiedade;
  • alívio da tensão e das dores musculares;
  • melhoria da circulação sanguínea;
  • diminuição da pressão arterial;
  • alívio de dores de cabeça;
  • redução do cansaço;
  • diminuição da insônia.

 

4 Benefícios que a massagem terapêutica garante às empresas através dos seus colaboradores

As massagens terapêuticas podem ser uma mais-valia com resultados a curto e a longo prazo. Ao melhorar a saúde global dos colaboradores, as massagens garantem um conjunto de benefícios para as empresas que, quando conjugados, contribuem para o aumento da produtividade. Veja:

 

Menor absentismo

Ao contribuir para um maior bem-estar e ao promover uma melhoria da saúde geral do indivíduo, as massagens terapêuticas ajudam a reduzir o absentismo motivado por doença, bem como as baixas médicas. 

Através da massagem terapêutica, é possível atenuar e combater a ansiedade, depressão e dores crónicas que, muitas vezes, levam a que os colaboradores se vejam impossibilitados de cumprirem as suas tarefas.
 

Maior produtividade

O stress e a ansiedade afetam as pessoas tanto a nível físico quanto psicológico. Na esfera física, é comum o aparecimento de dores e de tensões musculares. Já do ponto de vista psicológico, a dificuldade em concentrar-se é uma das queixas mais frequentes. 

Tudo isto gera uma quebra da produtividade, bem como da eficiência, além de originar no colaborador uma satisfação cada vez menor com os seus resultados. Para combater todas estas dificuldades, a massagem terapêutica surge como uma solução capaz de gerar resultados muito positivos. 

Ao reduzir os níveis de stress e de ansiedade, a massagem terapêutica assume-se como uma importante aliada para uma maior produtividade dos colaboradores, o que se reflete de forma positiva no dia a dia das empresas.

 

Maior foco e concentração

As massagens terapêuticas proporcionam um sono com maior qualidade, o que contribui para o aumento do foco e da concentração, levando também a uma maior clareza mental o que origina tomadas de decisões mais ponderadas.
 

Melhor ambiente de trabalho

Ao fomentar o bom humor, através da produção de hormonas como a endorfina, as massagens terapêuticas tornam os colaboradores mais felizes, o que se reflete nas relações interpessoais de uma forma muito natural. Ao promover o bom humor entre os colaboradores, o ambiente de trabalho torna-se mais saudável e os resultados acompanham esta evolução positiva.

 

Como proporcionar massagens terapêuticas aos colaboradores de uma empresa? 
 

As massagens terapêuticas podem fazer parte de uma rotina mais ou menos frequente dos colaboradores de uma empresa. Algumas organizações oferecem sessões mensais aos seus colaboradores, enquanto outras optam por oferecer vouchers de massagens terapêuticas em datas mais específicas como o aniversário ou Natal.

Seja qual for a forma escolhida, é importante lembrar que a massagem terapêutica é muito mais que um mimo ou um prémio. Ao oferecer uma massagem terapêutica aos seus colaboradores, as empresas estão a investir na saúde do seu capital humano, sendo certo que muitos dos benefícios irão aparecer a curto prazo. 

Uma das formas de tirar o máximo proveito de uma massagem terapêutica é usufruir de uma sessão num Spa. Além dos profissionais qualificados, os Spas possuem um conjunto de infraestruturas que podem ser utilizadas antes ou após a massagem e que fazem desta experiência uma sensação única de bem-estar. 

Topspa

A TOPSPA Consultants é a empresa líder na área de consultoria e gestão de Spas no mercado hoteleiro, em Portugal. 

Fundada em 2015 com a ambição de ser a melhor a empresa a operar no mercado Wellness & Spa em Portugal, possui atualmente 8 Spas em gestão própria e o maior número de prémios atribuídos pelos World Luxury Spa Awards. 

A divulgação e partilha de conhecimento, são parte integrante dos valores da empresa, efetuada através de formação profissional, palestras, workshops e docência das disciplinas de Saúde e Bem-Estar em diversos cursos Superiores e Técnicos nas Escolas de Hotelaria e Turismo.

Partilhe com os seus amigos

Vouchers de Aniversário