Blog > Wellness > 5 Práticas para cultivar o mindfulness durante o dia

Topspa

publicado em 22 de Abril de 2021 | 6 minutos de leitura

"5 Práticas para cultivar o mindfulness durante o dia"

Trabalhando na área da Saúde e Bem-Estar, somos várias vezes questionados pelos nossos clientes o porquê de tanta tensão muscular, e porque é que têm tanta dificuldade em dormir. Estes problemas - tensão muscular e insónias - são bastante frequentes na vida dos Portugueses e comuns a quem procura as nossas unidades de Spa

Sendo parte da experiência de quem nos visita, no final de cada tratamento efetuamos aconselhamento direcionado ao problema que originou a visita ou outros detetados durante os tratamentos. Dentro desse aconselhamento damos dicas de lifestyle e sentimos cada vez mais a necessidade de direcionar os clientes, para cultivar mindfulness durante o dia. 

Gostamos de o fazer, não só pelo alívio que irá trazer ao seu problema e prevenção de doenças futuras, mas porque a ligação mente - corpo é extremamente importante na Saúde e Bem-Estar de um indivíduo. 

Neste artigo, vamos falar sobre como nos podemos treinar, ou melhor, treinar o nosso cérebro, através de práticas de mindfulness para que você se mantenha positivo, calmo e focado. 

Se você quer dominar a ansiedade da vida, viva o momento, viva a respiração” (Amit Ray)

 

A meditação como prática de mindfulness durante o dia é essencial ao bem-estar

O que é Mindfulness?

Mindfulness, também conhecido como Atenção Plena, é a habilidade de estar no momento presente. As palavras em Português dizem tudo - ter a atenção focada no presente, no momento, no agora. 

A mente está completamente focalizada para o que está a acontecer, para o que você está a fazer, para o espaço em você se encontra. Parece fácil e dá a sensação que já o fazemos, mas na realidade a nossa mente viaja muito. Facilmente ela perde a concentração, e vagueia pelos pensamentos que habitam o cérebro. 

Robin Sharma, um conhecido escritor, orador motivacional e autor do livro “O Monge que Vendeu o Seu Ferrari” (um livro sobre espiritualidade e auto-ajuda) refere que num dia normal, cerca de 60.000 pensamentos surgem na mente de um indivíduo. Sendo que o mais impressionante é, que 95% desses pensamentos são os mesmos que foram pensados no dia anterior. 

 

 

O cérebro tem muitas pastas abertas, é difícil manter o foco

Portanto, a nossa mente está constantemente a passar de um pensamento para o outro. 

Quantas vezes acontece, não nos lembrarmos de ter feito algo. Por exemplo, conduzir no mesmo trajeto que fazemos todos os dias e às vezes várias vezes ao dia (de casa para o trabalho e do trabalho para casa), acontece imensas vezes, colocarmos o modo automático. Com certeza já aconteceu ter chegado a casa e pensar: “nem me lembro de ter feito o caminho, nem do que vi pela frente”. 

Isto é muito comum, pois não se estava a praticar a Atenção Plena, se estivesse, o trajeto completo faria parte da memória desse dia, assim como todos os estímulos em redor: o que via e até os cheiros que sentia vindo do exterior.

Veja este vídeo da Monja Cohen a aprofundar o tema.

Quais os benefícios de praticar Mindfulness?

Quando praticamos Mindfulness, reduzimos o stress, melhoramos a nossa performance, ganhamos clareza nas ideias, e aumentamos a consciência através da observação da nossa mente, e ficamos mais conscientes do bem-estar das outras pessoas.

São imensos os benefícios, Deepak Chopra e Eckhart Tolle dedicam-se ao ensinamento da prática de Mindfulness e de mostrar ao mundo o seu poder enquanto prática diária.

É uma prática que requer algum treinamento, consistência e paciência. Não nos podemos esquecer que não estamos habituados a isso, e que vivemos num mundo cada vez mais cheio de tentações que fazem desviar facilmente a nossa atenção.

Cultivar Mindfulness durante o dia?

 

Fechar os olhos e respirar é uma prática bastante simples, apenas temos que o fazer com atenção plena.

Para que um hábito entre nas nossas vidas, e para que ele vire rotina, temos que o praticar diariamente.

A meditação é uma prática excelente e a melhor forma, por assim dizer. 20 a 30 minutos de meditação por dia não sabe o bem que lhe fazia. Mas nem sempre conseguimos esse tempo, por isso, deixamos-lhe aqui “micro-práticas” para que durante o dia possa focar a sua atenção.

“Quando caminhas, caminha. Quando comes, come!” Proverbio Zen

5 Práticas de Mindfulness para incluir no seu dia

1. Repare nas coisas à sua volta:

Foque-se nos cheiros, no som, nas cores. Sinta o vento ou o sol. Se conseguir, feche os olhos e entregue-se a esta prática durante 3 a 4 minutos em pura observação. Mesmo que seja num local que seja frequentado habitualmente por si, faça-o na mesma. Com certeza, vai reparar em coisas que nunca tinha visto antes.

 

 

Reparar no que está à nossa volta é uma prática fácil de implementar

2. Pense antes de reagir e questione as suas emoções:

Nunca aceite uma emoção ou sentimento como algo garantido e definitivo. Quando sentir que uma emoção mais negativa chegou, pense antes de reagir sobre ela. 

Atribua nomes aos seus sentimentos e entenda o porquê de os sentir. Aceite as emoções, não lute contra elas. Quanto mais luta, mais importância lhes está a dar.

 

Pensar antes de reagir ajudará a evitar situações desconfortantes, o que leva frustração

3. Guarde um minuto do seu dia para um momento mindfulness

São apenas 60 segundos de 1440 segundos (um dia da sua vida). Pare, coloque de lado todas as tarefas, ponha o telemóvel em silêncio (a maior distração e tentação dos últimos anos) e longe de si para não o sentir a vibrar e apenas observe o momento presente.

Essa observação passa por trazer a sua atenção a si mesmo, ao que está a sentir. Observe o seu ritmo cardíaco, toque na sua pele, sinta a sua boca. Observe se tem alguma dor física ou emocional, mas não se foque nela. O principal é mesmo observar, como se fosse um espectador.

 

Tire um minuto do seu dia para praticar mindfulness

4. Coma com a sua maior consciência e atenção - mais conhecido por Mindful eating. 

Desacelere, traga a sua atenção a cada movimento da sua boca e desfrute o melhor que conseguir os sabores, a textura, o cheiro da comida. Utilize os 5 sentidos. etc. 

  • O Cheiro da comida;
  • Observe as cores e as combinações;
  • Sinta a textura na boca ou até, se puder ou quiser, coma com as mãos. Alguma coisa, vai ser com as mãos, nem que seja o pão;
  • Ouça o mastigar e o com dos talheres;
  • Saboreie cada ingrediente. Tente mesmo perceber que ingredientes existem no prato (caso não tenha sido você a cozinhar).

 

Mindful eating é uma prática bastante conhecida, e que muitas pessoas já recorrem

5. Faça uma coisa de cada vez 

O multi-tasking (realização de tarefas múltiplas em simultâneo) geralmente causa ansiedade e frustração. Não acelere as tarefas e foque apenas no que tem à sua frente. 

Organize as suas tarefas numa to-do-list, para melhor gerir a sua vida. Existem plataformas que poderá utilizar, e que facilitam muito a organização e planeamento do seu dia a dia. Podemos recomendar o Notion e o Asana.

Estas 5 são algumas das variadíssimas formas de praticar mindfulness. 

Se tem dificuldades, ou quer aprofundar mais este tema existem algumas apps que apresentam vários exercícios, como meditação - Calm, Aura e em Português Medite.se.

Outras formas de introduzir e saber mais sobre mindfulness e iniciar uma prática num ambiente propício, onde possa experimentar várias actividades, como yoga, meditação, massagens, comida saudável, faça um retiro. Tire uma pausa de uns dias para si e deixe-se envolver pelo bem que um retiro lhe pode trazer.

Saiba o que é um retiro wellness e os benefícios de fazer um, no nosso artigo do Blog.

Topspa

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat. Duis aute irure dolor in reprehenderit in voluptate velit esse cillum dolore eu fugiat nulla pariatur. Excepteur sint occaecat cupidatat non proident, sunt in culpa qui officia deserunt mollit anim id est laborum.

Partilhe com os seus amigos

Artigos Relacionados

Massagens | 2 min

Um Spa à sua medida

Com a azáfama do dia-a-dia nem sempre é fácil tirar um tempinho pelo mais reduzido que seja para focar-se em...

Massagens | 3 min

7 Vantagens da Massagem Relaxante para o Equilíbrio e Bem-estar

Quem nunca pensou em iniciar a semana com as energias recarregadas? Livre de preocupações e com a mente...

Massagens | 2 min

Minutos de bem-estar com... Júlia Belard!

Com o início da Primavera vem a estação que nos faz sorrir de alegria. O sol traz consigo dias maiores, a...

Vouchers de Aniversário

X

Cultive Mindfulness