Logo TOPSPA

Blog > Wellness > O que considerar para escolher o melhor retiro de wellness (Bem-Estar)

Janine Tavares

publicado em 11 de Abril de 2019 | 4 minutos de leitura

"O que considerar para escolher o melhor retiro de wellness (Bem-Estar)"

Retiro - uma palavra que ganhou muito crédito nos últimos anos e que tem sido muito falada nos dias de hoje. Mas o que é isso? 

Um retiro é um momento de retirada ou melhor dizendo, momento de pausa para se concentrar em algo, geralmente focar em si mesmo. Fazer um intervalo de uma rotina regular, deixando problemas e distrações para trás por um determinado período de tempo. Um retiro pode ser feito sozinho ou em grupo, localmente ou envolvendo uma viagem a um lugar específico.

Um retiro permite-lhe afastar-se do mundo. 

Yoga | Retiro

Um retiro é mais do que férias. Mas porquê? 

O corpo-mente têm um só foco 

Como um retiro é dedicado exclusivamente a uma coisa, o seu foco terá uma intenção ao qual irá dedicar toda a sua atenção. Comer apenas alimentos saudáveis e desintoxicantes, dedicar tempo à prática da meditação, praticar yoga o dia todo ... Seja o que for, a mente está a refletir em poucas coisas, ao contrário do que se faz quando se está de férias – normalmente pensa-se sobre o que fazer no dia seguinte, fofocas, distrações mentais, etc. Tudo o que envolve um retiro - alojamento, alimentação, instalações, exercícios, localização, programa - está alinhado com o que procura alcançar, sendo mais difícil afastar a mente do objetivo. 

Um retiro tem uma intenção, um propósito específico 

Primeiro, analise o ano que passou, observe como se sente e reflita sobre o que quer / necessita de seguida. Decida então, com base nestas avaliações internas, o seu retiro. Existem vários tipos de retiros que podem ser escolhidos de acordo com o objetivo que procura: 

Retiros Wellness 

Retiros focalizados no bem-estar. Há uma maior consciência com a saúde, portanto, este tipo de retiros centram-se na motivação para uma vida feliz e saudável. Geralmente inclui alimentação adequada, exercício, sessões de coaching e tratamentos de spa. 

Retiros de meditação 

Este tipo de retiro envolve tudo o que está relacionado com a meditação. Dominar a mente é uma experiência pessoal a ser praticada e que requer tempo. 

Retiros de Silêncio 

É um sistema único de retirada, que compreende o ato de permanecer em silêncio durante uma determinada sessão ou o retiro inteiro. Cria paz e auto-reflexão. 

Retiros de Yoga 

Este retiro permite que os alunos dediquem todo o seu tempo à prática de yoga. O cronograma gira em torno das aulas de yoga - posturas de Yoga várias vezes ao dia, meditação, culinária vegetariana e workshops. Outros tipos de retiros incluem perda de peso - centrados na perda de peso; religiosos - dedicados a Deus; natureza - com atividades na natureza, etc. Os retiros de bem-estar são os mais populares em Portugal, pois geralmente focam na pessoa como um todo - corpo, mente e espírito. 

Um retiro tem uma intenção

Os retiros possuem benefícios a longo prazo 

Independentemente da duração do retiro, os benefícios estarão sempre presentes e irão consigo para casa. Naturalmente, quanto mais tempo de retiro fizer, maior a probabilidade de seguir com as novas práticas no dia-a-dia. Em retiros mais longos, tem mais tempo para criar essas novas práticas de estilo de vida, que se tornarão hábitos permanentes. E porque vai ver como se sente bem, vai querer continuar essas práticas em casa. Mesmo que não consiga levar tudo consigo, há sempre algo na sua mente que muda, mesmo que inconscientemente. 

Não tem que se preocupar com nada, irão tratar de si 

Os Retiros normalmente têm um horário pré-definido, tudo é organizado para si – desde o alojamento, às atividades (yoga, tratamentos de spa ...), à alimentação, etc. A partir do momento em que acorda até ir dormir, não necessita pensar em nada. Só precisa relaxar completamente, e deixar a sua mente livre para conscientemente dedicar esse tempo a si mesmo. 

Uma das coisas mais importante a fazer quando se está num retiro é fazer anotações mentais, ou num diário, sobre quais as principais conclusões. É definitivamente uma experiência de mudança de vida… 

Retiros Wellness no Mandalay Spa 

O Mandalay Spa desenhou variadíssimos retiros - detox, de-stress, inteligência positiva - que integram terapias de Spa inspiradas na medicina Ayurvédica, a desintoxicação através da alimentação, yoga e meditação. Os retiros estão localizados nas áreas mais relaxantes de Portugal para se obterem os mais elevados benefícios. 

Retiros de Wellness no Mandalay Spa Royal Óbidos Golf & Spa Resort 

Pode encontrar programas de Mindfulness, de desintoxicação e Ayurvédica e programas customizados às necessidades de cada pessoa/ grupo. 

Saiba mais sobre os nossos retiros.

Janine Tavares

Com uma longa carreira internacional, a Janine é formadora e coordenadora da área Wellness da TOPSPA Consultants. Com formação inicial em cosmetologia, desenvolveu a sua carreira em dayspas, cruise line spas, resort & hotel spas. O desafio na área de gestão iniciou-se nos Emirados Árabes Unidos, onde teve o privilégio de liderar equipas de várias nacionalidades em vários spas emblemáticos dos quais se destaca o Armani Spa - Burj Kalifa ou o Emirates Palace Spa. No processo de crescimento pessoal, alterou hábitos de vida para viver de uma forma mais consciente e saudável. Participou em vários retiros na India e em Bali, e formações de Yoga incluindo a certificação como professora da modalidade, aprendeu e conheceu várias pessoas inspiradoras, para hoje poder também inspirar e consciencializar outros para a importância de procurar e seguir uma vida mais plena.

Partilhe com os seus amigos

Vouchers de Aniversário