Logo TOPSPA

Blog > Wellness > 4 dicas essenciais para tratar a insónia

Marcela Leone

publicado em 10 de Julho de 2023 | 4 minutos de leitura

"4 dicas essenciais para tratar a insónia "

Existem adaptações simples da rotina, como incluir terapias relaxantes, que podem melhorar a vida de quem tem insónia, uma vez que a falta de sono pode interferir no bem-estar físico e emocional de quem sofre desse mal. 

Definida como uma experiência subjetiva de sono inadequado ou de qualidade de sono limitada, a insónia afeta 28,1% da população portuguesa com mais de 18 anos, e pode ter como consequências doenças cardiovasculares, diabetes, distúrbios psicológicos, entre outros. 

A quantidade de horas de sono recomendada para adultos e idosos é entre 7 e 8 horas por noite. É normal que em determinadas alturas, a pessoa possa sentir necessidade de dormir um pouco mais ou um pouco menos. Porém, o ideal é estabilizar as horas de sono. 

Mulher stressada por estar com insónia
Existem adaptações simples da rotina que podem tratar a insónia

A importância do sono na saúde da pele

A importância do sono regular é essencial até para a beleza. É ao dormir que a nossa pele realiza a reparação dos tecidos cutâneos e produz grande quantidade de colagénio.

O sono também tem essencial função metabólica e de manutenção das funções energéticas do cérebro. Portanto, é correto afirmar que quem dorme poucas horas por noite pode também passar pelo envelhecimento precoce da pele. 

Seja para cuidar da saúde como do bem-estar, ter uma noite de sono tranquila interfere até no ânimo e na motivação para as atividades do dia a dia, tanto na hora de trabalho, como na hora de lazer. 

Leia também: Porque o sono é a parte mais importante do seu bem-estar

A insónia pode afetar o seu ritmo circadiano 

Também conhecido por relógio biológico, o ritmo circadiano é o mecanismo que rege o bom funcionamento do nosso organismo.

Hábitos pouco saudáveis, como o uso de ecrãs com luz azul antes de dormir, são um dos principais motivos a causar a insónia, prejudicando o seu bem-estar como um todo.

A fim de promover uma boa noite de sono, separámos 4 sugestões a seguir que refletem de forma direta na sua predisposição para dormir. 

Veja uma a uma e aprenda como potencializar a qualidade do seu sono e a como reduzir a insónia. 

Pratique exercício para cansar o corpo

Parece cliché, mas cansar o corpo é de facto uma das atividades mais indicadas para aqueles que sofrem de insónia. 

Escolha atividades que lhe deêm prazer, sejam indoor ou outdoor, que devem ser praticadas, de preferência, até 4 horas antes de dormir. Isso porque atividades intensas próximas da hora de adormecer podem contribuir para o aumento da produção de endorfina e causarem o efeito oposto: atrapalharem a chegada do sono. 

Tenha o pequeno-almoço como principal refeição

Há até uma expressão: “Pequeno-almoço de rei, almoço de príncipe e jantar modesto”.
Isso deve-se ao facto de que o pequeno almoço deve ser a primeira refeição do dia (a quebrar o jejum) e deve ser capaz de oferecer a quantidade e a qualidade de nutrientes para o início do dia. 

Ter uma refeição muito pesada, com grande quantidade de gorduras e proteína antes de dormir também pode contribuir para a insónia. 

Desta forma, opte por refeições mais ricas ao pequeno-almoço. Escolha opções equilibradas que contenham hidratos de carbono, proteínas, vitaminas e os principais nutrientes para enfretar os desafios do dia a dia, e separe escolhas mais leves, como as saladas e sopas, para o jantar. 

Experimente o Sleep Therapy para tratar a insónia 

Ritual de sons e massagem pode ajudar na insónia
O ritual Sleep Therapy conduz a estados profundos de relaxamento e melhora a qualidade do sono

Imagina ter um ritual específico que possa ajudar quem tem insónia ou dificuldade para adormecer? Ele já existe! O Sleep Therapy consiste numa terapia que conduz a estados profundos de relaxamento.

Composto de massagem com movimentos lentos e profundos, combinados com pressões precisas aplicadas para equilibrar o sistema nervoso, aliviar a mente agitada e reduzir a probabilidade de noites de insónia.

Suspenda os ecrãs ao fim da tarde

Ainda de acordo com o nosso ritmo circadiano, se pensarmos em como o nosso corpo se conecta com a natureza, o fim do dia e o cair da luz, faz com que o nosso organismo comece a produzir a hormona do sono, a melatonina. 

É como se fosse um sinal interno do nosso corpo para desacelerarmos.

Mulher com isónia a mexer no telemóvel
Para prevevir a insónia, especialistas recomendam evitar o uso de ecrãs de 1 a 2 horas antes de adormecer

Porém, quando nos expomos à luz azul de dispositivos eletrónicos como telemóveis e tablets depois de anoitecer, este estímulo visual confunde o nosso corpo, que reduz a produção da melatonina, e estimula a dificuldade em dormir. 

Para prevenir a insónia, especialistas recomendam evitar o uso de ecrãs no tempo de 1 a 2 horas antes de adormecer.

Próximo da hora de dormir, é importante também pensar na respiração como outra ferramenta que nos auxilia a desacelerar. Já na cama, lembre-se de respirar e inspirar de forma profunda, como uma maneira de reduzir o ritmo cardíaco e previnir a insónia. 

Agora é só mergulhar neste mar de tranquilidade e adormecer. Desejamos bons sonhos! 

Marcela Leone

Especialista em bem-estar, trabalha no marketing da TOPSPA. Tem mestrado em comunicação, com tese que analisou a relação de partilhas de Wellness no Instagram. 

Partilhe com os seus amigos

Vouchers de Aniversário