Logo TOPSPA

Blog > Wellness > Porque é que o sono é a parte mais importante do seu bem-estar?

Janine Tavares

publicado em 11 de Março de 2020 | 3 minutos de leitura

"Porque é que o sono é a parte mais importante do seu bem-estar?"

Os “Millenials”, tornaram-se a geração mais esgotada de sempre e embora Socrates nos tenha avisado “para ter cuidado com a pobreza de uma vida agitada”, nós continuamos a usar “o estar sempre muito ocupado” como uma medalha de honra, nunca tiramos realmente um tempo de pausa e tirar proveito de um momento para nós próprios.

Este estilo de vida tem obviamente as suas consequências e acabamos por as sentir na pele mais cedo ou mais tarde, fisicamente e mentalmente. Por incrivel que pareca uma grande percentagem da população dorme menos de 6 horas por noite, quando o recomendado são entre 7 e 9 horas enquanto outra grande percentagem tem problemas em adormecer ou dormir uma noite inteira sem acordar.

Noites mal dormidas faz assim tão mal?

As noites mal dormidas com demasiada frequência traz sintomas como dores de cabeça, falta de concentração, o que leva também a decisões mal tomadas, ansiedade, esgotamento, fadiga, falta de energia e poderiamos continuar até situações um pouco mais extremas como risco elevado de ataque cardiaco, diabetes, depressão, entre outras.

Identifica-se com algum destes sintomas? – cansaço extremo, falta de concentração e energia…

É possível que sim, não está sozinho e nós estamos aqui precisamente para ajudá-lo a adquirir melhores hábitos antes de ir dormir e mesmo durante o dia para que a sua qualidade de vida e o seu bem-estar melhorem substancialmente.

Não é por acaso que lhe chamam “beauty sleep”, durante o sono profundo é quando o nosso corpo se restaura sozinho e o nosso cérebro consolida as memórias e processa toda a informação do dia.

6 Dicas para melhorar o seu sono.

  1. Pelo menos uma hora antes de ir dormir, desligar todos os aparelhos electrónicos, a luz azul dos telemóveis e tablets aumentam o nosso estado de alerta e disturbam o nosso ciclo do sono, atrasando-o. Opte por ler um livro, tomar um banho de imersão, ou fazer meditação.
  2. Ter uma mente calma será uma das primeiras coisas que o irá ajudar a melhorar o seu sono e consequentemente tudo o resto.
  3. Preparar as coisas para o dia a seguir é sempre uma boa maneira de garantir que não está sob stress logo pela manhã!
  4. Prepare o seu quarto para a melhor noite de sono! É preferível ter lençóis quentinhos mas ter a temperatura do quarto mais fresca e um ambiente escuro. Acenda um queimador com óleos essenciais, para induzir a um relaxamento profundo.
  5. Pode usar um spray de óleos essenciais #SleepMist para borrifar os seus lençóis, para além de ficar com um cheirinho maravilhoso tem efeitos comprovados logo após o primeiro uso.
  6. Se continua a ter dificuldade em adormecer ou tea noite descansada procure rituais de sleep theraphy.

Os nossos rituais para que tenha uma noite de sono perfeita!

O Sleep&Reset (Sleep Therapy) no CitySpa, baseia-se no ritual desenvolvido pela Aromatherapy Associates, cuidadosamente criado e pensado para induzir um profundo estado de relaxamento através de toda a preparação da sala com edredons e almofadas, o uso dos delicados e eficazes óleos essenciais de sândalo, vetiver e camomila e das técnicas de massagem usadas pelas nossas terapeutas de forma a poderem trabalhar o sistema nervoso central. Uma perfeita sensação de bem-estar!

O Switch Off (Sleep Therapy) nos Madalay Spa, é um ritual único que inicia com um relaxante banho de pés, seguido de uma massagem com movimento lentos e profundos que trabalham em sintonia com pindas tailandesas quentes e calmantes. Como toque final, a marquesa é cuidadosamente preparada com travesseiros e cobertores extra, criando assim ótimas condições para um merecido sono. Ideal para induzir o sono e dissolver a tensão acumulada e aliviar a mente agitada.

Hábitos simples mas eficazes que pode já começar a adquirir para lhe garantir uma boa noite de sono. Marque um ritual específico para o seu Beauty sleep e sinta-se rejuvenescida.

Janine Tavares

Com uma longa carreira internacional, a Janine é formadora e coordenadora da área Wellness da TOPSPA Consultants. Com formação inicial em cosmetologia, desenvolveu a sua carreira em dayspas, cruise line spas, resort & hotel spas. O desafio na área de gestão iniciou-se nos Emirados Árabes Unidos, onde teve o privilégio de liderar equipas de várias nacionalidades em vários spas emblemáticos dos quais se destaca o Armani Spa - Burj Kalifa ou o Emirates Palace Spa. No processo de crescimento pessoal, alterou hábitos de vida para viver de uma forma mais consciente e saudável. Participou em vários retiros na India e em Bali, e formações de Yoga incluindo a certificação como professora da modalidade, aprendeu e conheceu várias pessoas inspiradoras, para hoje poder também inspirar e consciencializar outros para a importância de procurar e seguir uma vida mais plena.

Partilhe com os seus amigos

Vouchers de Aniversário