Logo TOPSPA

Blog > Massagens > 12 Mitos e Verdades sobre a Massagem Drenante que poderão surpreender!

Topspa

publicado em 1 de Agosto de 2022 | 4 minutos de leitura

"12 Mitos e Verdades sobre a Massagem Drenante que poderão surpreender!"

A massagem drenante tem diversos benefícios para a saúde, que se refletem na aparência estética de quem a recebe. No entanto, existem ainda muitas informações contraditórias acerca dos verdadeiros efeitos deste tratamento. É uma massagem de emagrecimento? Elimina a celulite? Pode ser realizada em grávidas? É dolorosa?

Para tirar todas as suas dúvidas em relação a este procedimento, vamos desvendar alguns dos mitos e verdades que se encontram associados à massagem drenante e explicar cada um deles.
 

movimentos-da-massagem-drenante
Fique a saber tudo sobre as massagens drenantes e tire as suas dúvidas

 

12 Mitos e Verdades sobre a Massagem Drenante

As massagens drenantes são feitas através de movimentos que auxiliam a drenagem natural do sistema linfático e promovem a eliminação de resíduos e toxinas do corpo.

Continue a ler e conheça todos os mitos e verdades da massagem drenante!

 

1.      Combate a retenção de líquidos

Verdade. Na massagem drenante, o corpo é massageado de forma a conduzir a linfa (líquido que se acumula entre as células) até aos gânglios linfáticos. Todo o excesso resultante da linfa é eliminado posteriormente pelos rins, diminuindo assim a retenção de líquidos.

 

2.       Promove o emagrecimento

Mito. O processo de emagrecimento está diretamente relacionado com a perda de gordura. Com a massagem drenante, as únicas substâncias eliminadas são os líquidos retidos em excesso no corpo. Isto poderá levar a uma perda de peso na balança, mas não ao emagrecimento.

 

3.      Reduz centímetros no corpo

Verdade. Como a retenção de líquidos leva ao inchaço de algumas partes do corpo, como as coxas, anca e abdómen, a sua drenagem poderá reduzir alguns centímetros nestas mesmas zonas.

 

4.      Elimina a celulite

Depende da fase em que se encontra. Uma das causas da celulite é a retenção de líquidos e toxinas, que promovem o aparecimento de nódulos de gordura na pele. Ao fazermos drenagem desses mesmos líquidos e toxinas numa fase inicial, estamos a combater a celulite na  da sua formação.

 

5.      Diminui a barriga

Mito. Como já foi referido, a massagem drenante não atua no emagrecimento ativo. Por isso, não vai fazer com que a barriga da pessoa que a recebe diminua. 

No entanto, a massagem ajuda a definir o contorno corporal, ao reduzir a aparência de inchaço de uma forma geral. Assim, as massagens drenantes na barriga poderão ajudar a definir o seu contorno, fazendo com que pareça mais pequena.

 

6.      Causa dores e nódoas negras

Mito. Massagens drenantes na barriga e qualquer outra parte do corpo são feitas com movimentos suaves. Se causarem dores ou hematomas, é provável que a técnica esteja a ser feita de forma incorreta.

 

7.      É indicada para mulheres grávidas

Verdade. Durante a gravidez, o corpo da mulher tende a sofrer mais com a retenção de líquidos e a dilatação dos vasos sanguíneos, sobretudo nas pernas e nos pés. Assim, desde que seja autorizada por um médico, a massagem drenante pode ser administrada em mulheres grávidas, em especial nas zonas referidas, de forma a diminuir os efeitos físicos da gravidez.

 

8.      Quando é feita com aparelhos, é mais eficaz que a manual

Mito. Ambas as técnicas garantem bons resultados no que toca à melhoria da retenção de líquidos. No entanto, a massagem manual oferece uma maior sensibilidade, permitindo ao profissional que a executa avaliar as necessidades de cada região do corpo.
 

Uma boa massagem drenante contribui para reduzir a sensação de pernas cansadas

 

9.      Ajuda com sintomas de Tensão Pré Menstrual (TPM)

Verdade. Durante a TPM, o corpo da mulher retém mais líquidos e o aumento da progesterona causa maior flacidez nas paredes venosas, dificultando a circulação sanguínea e o aporte de oxigénio pelo corpo. A massagem drenante ajuda a melhorar a circulação durante este período mais sensível e diminui a retenção de líquidos, ajudando assim com os sintomas de TPM.

 

10.   Os seus efeitos são potenciados com o consumo de água

Verdade. E o motivo é muito simples: ao beber água, está a promover uma melhoria na retenção de líquidos, ao mesmo tempo que elimina toxinas do corpo. Assim, estará a potenciar os efeitos da massagem, ainda antes de ela ser feita.

 

11.  Tem uma base científica

Verdade. A massagem drenante aplica forças de compressão e descompressão para melhorar o seu fluxo. Estas forças aplicadas têm uma base científica, assente no funcionamento do sistema linfático.

 

12.  Pode ser feita por qualquer pessoa

Mito. Apesar de ser uma massagem leve, a massagem drenante poderá ter efeitos negativos, como a inflamação dos gânglios e má circulação linfática, se for feita por um profissional inexperiente.

 

Aproveite para fazer a sua massagem drenante num Spa de qualidade e usufrua das suas infraestruturas para potenciar os efeitos do tratamento.

Escolha um local com uma equipa de terapeutas profissionais e experientes, com os conhecimentos técnicos necessários para aplicar a massagem drenante de forma correta e benéfica para si.

Topspa

A TOPSPA Consultants é a empresa líder na área de consultoria e gestão de Spas no mercado hoteleiro, em Portugal. 

Fundada em 2015 com a ambição de ser a melhor a empresa a operar no mercado Wellness & Spa em Portugal, possui atualmente 8 Spas em gestão própria e o maior número de prémios atribuídos pelos World Luxury Spa Awards. 

A divulgação e partilha de conhecimento, são parte integrante dos valores da empresa, efetuada através de formação profissional, palestras, workshops e docência das disciplinas de Saúde e Bem-Estar em diversos cursos Superiores e Técnicos nas Escolas de Hotelaria e Turismo.

Partilhe com os seus amigos

Vouchers de Aniversário