Blog > Massagens > 12 Mitos e Verdades sobre a Massagem Drenante que poderão surpreender!
TopSpa
publicado em 1 de Agosto de 2022 | 4 minutos de leitura
"12 Mitos e Verdades sobre a Massagem Drenante que poderão surpreender!"
A massagem drenante tem diversos benefícios para a saúde, que se refletem na aparência estética de quem a recebe. No entanto, existem ainda muitas informações contraditórias acerca dos verdadeiros efeitos deste tratamento. É uma massagem de emagrecimento? Elimina a celulite? Pode ser realizada em grávidas? É dolorosa?
Para tirar todas as suas dúvidas em relação a este procedimento, vamos desvendar alguns dos mitos e verdades que se encontram associados à massagem drenante e explicar cada um deles.
12 Mitos e Verdades sobre a Massagem Drenante
As massagens drenantes são feitas através de movimentos que auxiliam a drenagem natural do sistema linfático e promovem a eliminação de resíduos e toxinas do corpo.
Continue a ler e conheça todos os mitos e verdades da massagem drenante!
1. Combate a retenção de líquidos
Verdade. Na massagem drenante, o corpo é massageado de forma a conduzir a linfa (líquido que se acumula entre as células) até aos gânglios linfáticos. Todo o excesso resultante da linfa é eliminado posteriormente pelos rins, diminuindo assim a retenção de líquidos.
2. Promove o emagrecimento
Mito. O processo de emagrecimento está diretamente relacionado com a perda de gordura. Com a massagem drenante, as únicas substâncias eliminadas são os líquidos retidos em excesso no corpo. Isto poderá levar a uma perda de peso na balança, mas não ao emagrecimento.
3. Reduz centímetros no corpo
Verdade. Como a retenção de líquidos leva ao inchaço de algumas partes do corpo, como as coxas, anca e abdómen, a sua drenagem poderá reduzir alguns centímetros nestas mesmas zonas.
4. Elimina a celulite
Depende da fase em que se encontra. Uma das causas da celulite é a retenção de líquidos e toxinas, que promovem o aparecimento de nódulos de gordura na pele. Ao fazermos drenagem desses mesmos líquidos e toxinas numa fase inicial, estamos a combater a celulite na da sua formação.
5. Diminui a barriga
Mito. Como já foi referido, a massagem drenante não atua no emagrecimento ativo. Por isso, não vai fazer com que a barriga da pessoa que a recebe diminua.
No entanto, a massagem ajuda a definir o contorno corporal, ao reduzir a aparência de inchaço de uma forma geral. Assim, as massagens drenantes na barriga poderão ajudar a definir o seu contorno, fazendo com que pareça mais pequena.
6. Causa dores e nódoas negras
Mito. Massagens drenantes na barriga e qualquer outra parte do corpo são feitas com movimentos suaves. Se causarem dores ou hematomas, é provável que a técnica esteja a ser feita de forma incorreta.
7. É indicada para mulheres grávidas
Verdade. Durante a gravidez, o corpo da mulher tende a sofrer mais com a retenção de líquidos e a dilatação dos vasos sanguíneos, sobretudo nas pernas e nos pés. Assim, desde que seja autorizada por um médico, a massagem drenante pode ser administrada em mulheres grávidas, em especial nas zonas referidas, de forma a diminuir os efeitos físicos da gravidez.
8. Quando é feita com aparelhos, é mais eficaz que a manual
Mito. Ambas as técnicas garantem bons resultados no que toca à melhoria da retenção de líquidos. No entanto, a massagem manual oferece uma maior sensibilidade, permitindo ao profissional que a executa avaliar as necessidades de cada região do corpo.
9. Ajuda com sintomas de Tensão Pré Menstrual (TPM)
Verdade. Durante a TPM, o corpo da mulher retém mais líquidos e o aumento da progesterona causa maior flacidez nas paredes venosas, dificultando a circulação sanguínea e o aporte de oxigénio pelo corpo. A massagem drenante ajuda a melhorar a circulação durante este período mais sensível e diminui a retenção de líquidos, ajudando assim com os sintomas de TPM.
10. Os seus efeitos são potenciados com o consumo de água
Verdade. E o motivo é muito simples: ao beber água, está a promover uma melhoria na retenção de líquidos, ao mesmo tempo que elimina toxinas do corpo. Assim, estará a potenciar os efeitos da massagem, ainda antes de ela ser feita.
11. Tem uma base científica
Verdade. A massagem drenante aplica forças de compressão e descompressão para melhorar o seu fluxo. Estas forças aplicadas têm uma base científica, assente no funcionamento do sistema linfático.
12. Pode ser feita por qualquer pessoa
Mito. Apesar de ser uma massagem leve, a massagem drenante poderá ter efeitos negativos, como a inflamação dos gânglios e má circulação linfática, se for feita por um profissional inexperiente.
Aproveite para fazer a sua massagem drenante num Spa de qualidade e usufrua das suas infraestruturas para potenciar os efeitos do tratamento.
Escolha um local com uma equipa de terapeutas profissionais e experientes, com os conhecimentos técnicos necessários para aplicar a massagem drenante de forma correta e benéfica para si.
TopSpa
A TOPSPA Consultants é a empresa líder na área de consultoria e gestão de Spas no mercado hoteleiro em Portugal. Fundada em 2015 com a ambição de ser a melhor a empresa do mercado Wellness & Spa no país, possui atualmente 8 Spas em gestão própria e o maior número de prémios atribuídos pelos World Luxury Spa Awards.