Logo TOPSPA

Blog > Massagens > 10 benefícios das massagens que quase ninguém conhece (e devia)

Topspa

publicado em 15 de Setembro de 2021 | 4 minutos de leitura

"10 benefícios das massagens que quase ninguém conhece (e devia)"

Confirma-se: uma massagem liberta tensão dos músculos e deixa-nos o corpo em ponto de rebuçado, o que por si só é razão suficiente para querer fazer uma. Se a isto juntarmos um cabelo mais bonito, maior imunidade e inúmeras outras vantagens das massagens, é altura de ir já a correr a um spa marcar a sua.

 

BSpa By Karin Herzog: um spa premiado com 1000 m2, na zona de Belém.

 

1. MASSAGENS PROMOVEM O BOM HUMOR

 

Tudo porque o humor é influenciado pela dopamina e a serotonina, um dos benefícios das massagens é elevar estes neurotransmissores a cada sessão. Ao mesmo tempo restabelecem a qualidade do sono, o bom funcionamento dos órgãos e a autoestima do paciente. 

 

2. MASSAGENS FACILITAM O PARTO

 

Mulheres que passaram pela gravidez conhecem os contras: má circulação, retenção de líquidos, dores nas costas e pernas, alterações de humor. E aqui um terapeuta vale ouro, segundo a Associação Americana de Gravidez, que enumera as mais-valias das massagens: duas por semana reduzem o stress e melhoram a saúde cardiovascular. No pós-parto a drenagem linfática ajuda a recuperar a forma e induz um efeito relaxante salutar para a relação com o bebé.

DESTAQUE: Massagens para grávidas ajudam a suportar os desconfortos e a recuperar a linha depois

 

3. MASSAGENS DIMINUEM INCAPACIDADE FÍSICA E EFEITOS DA DEMÊNCIA

 

Em particular nos casos de degenerescência ligeira a média. Cientistas da Universidade de Nova Brunswick, Canadá, comprovaram que pessoas que sofriam desta condição acalmavam durante e depois das sessões. Outros benefícios das massagens? Aliviam quadros de dor, deterioração das articulações, ansiedade, insónia e solidão nos idosos.

 

4. MASSAGENS AUMENTAM A IMUNIDADE

 

Não é ficção científica: certas massagens reforçam a imunidade de quem as recebe, o que se conta entre as suas principais vantagens. A Abhyanga favorece a produção de glóbulos brancos e a regeneração celular. A Ayurvédica liberta toxinas do organismo, fortalece o sistema imunitário e dissolve a tensão muscular. A tailandesa aumenta a circulação sanguínea, linfática e o bem-estar físico e psicológico.

DESTAQUE: Massagens como a Abhyanga ou a Ayurvédica fortalecem o sistema imunitário e a circulação sanguínea e linfática

 

5. MASSAGENS ALIVIAM A DEPRESSÃO

 

Quem o diz é uma investigação divulgada no Journal of Clinical Psychiatry: massagens são ótimas para afastar pensamentos negativos, desânimo, angústia e stress – no fundo, os sinais de alarme na base da depressão. O corpo relaxa, a mente idem e o paciente ganha uma noção de si que o

 fará alterar comportamentos. É sem dúvida um dos mais poderosos benefícios da massagem.

DESTAQUE: Além do prazer que proporcionam, as massagens capilares ajudam à redução da queda de cabelo

 

6. MASSAGENS DEIXAM O CABELO MAIS BONITO

 

Cabelos bonitos pedem relaxamento e boa circulação, pelo que as vantagens da massagem no couro cabeludo são inegáveis. A começar por uma maior densidade dos fios e uma redução significativa da queda de cabelo, concluiu um estudo de especialistas japoneses em cirurgia reconstrutiva. O bónus é o imenso prazer que uma massagem capilar nos proporciona.

DESTAQUE: Além do prazer que proporcionam, as massagens capilares ajudam à redução da queda de cabelo

 

7. MASSAGENS ATENUAM AS DORES

 

É um benefício incrível: os sinais de pressão que o corpo recebe com a massagem alcançam o cérebro primeiro que os sinais de dor, o que inibe as piores sensações. Ao serem estimulados, os recetores da pressão que temos sob a pele incentivam o nervo vago a trabalhar. O resultado é um relaxamento tão eficaz como o que teríamos com uma sessão de meditação.

 

8. MASSAGENS MELHORAM A QUALIDADE DO SONO

 

É comum atribuir a insónia à tensão muscular, crises de ansiedade, dores de cabeça decorrentes do stress. E aqui entra outro dos grandes benefícios das massagens: ao trabalharem sobre esses fatores, proporcionam um relaxamento geral, estimulam a produção de melatonina e fazem maravilhas pelo sono. Quem vai querer acordar depois disto?

DESTAQUE: Ao trabalhar sobre a tensão muscular, uma boa massagem de relaxamento pode fazer muito pela qualidade do sono

 

9. MASSAGENS ESTIMULAM A DIGESTÃO

 

Pode ser uma massagem mais suave, se o paciente tiver pouca elasticidade nos músculos gástricos, ou um trabalho de pressões para amassar o estômago e o intestino, evacuar ambos os órgãos e ativar o tónus das camadas musculares. Qualquer que seja a situação, o poder da massagem abdominal é não deixar que uma boa refeição lhe caia mal.

 

10. MASSAGENS SUAVIZAM ATAQUES DE ASMA

Quem sofre de asma sabe a importância do relaxamento na doença – e a eficácia da massagem a induzi-lo. Ela atenua as contrações dos músculos involuntários do trato respiratório e abre as vias aéreas do paciente. Quando este se sente melhor entre ataques, a massagem contribui para libertar o muco acumulado e reparar os músculos respiratórios extenuados. São só vantagens! Experimente já a sua massagem relaxante.

 

Os benefícios das massagens são muitos e variados. Uma vez realizadas por terapeutas experientes, são ótimas promotoras da saúde em qualquer idade. Mais do que um prazer garantido pelas endorfinas, são um modo de cuidar da saúde comprovado pela ciência. Vai mesmo perder a oportunidade de marcar a sua?

 

 

CitySpa, o dayspa mais premiado de Portugal

Topspa

A TOPSPA Consultants é a empresa líder na área de consultoria e gestão de Spas no mercado hoteleiro, em Portugal. 

Fundada em 2015 com a ambição de ser a melhor a empresa a operar no mercado Wellness & Spa em Portugal, possui atualmente 8 Spas em gestão própria e o maior número de prémios atribuídos pelos World Luxury Spa Awards. 

A divulgação e partilha de conhecimento, são parte integrante dos valores da empresa, efetuada através de formação profissional, palestras, workshops e docência das disciplinas de Saúde e Bem-Estar em diversos cursos Superiores e Técnicos nas Escolas de Hotelaria e Turismo.

Partilhe com os seus amigos

Vouchers de Aniversário