Logo TOPSPA

Blog > Wellness > Wellness tourism: descubra os melhores spas de hotéis de Lisboa

Marcela Leone

publicado em 26 de Junho de 2023 | 5 minutos de leitura

"Wellness tourism: descubra os melhores spas de hotéis de Lisboa"

Lisboa é uma cidade incrível. A capital do país já é um dos destinos mais visitados do mundo e reúne tudo num mesmo sítio: alta gastronomia, eventos culturais, tradições do Sul de Portugal, proximidade de belas praias… E spas maravilhosos! Por falar em spas, já ouviu falar do wellness tourism?

meditar está incluso nos rituais de wellness tourism
O wellness tourism, também conhecido como turismo de bem-estar, prioriza viagens para cuidar do corpo e da mente

Turismo e relaxamento: porquê unir ambos?

Descobrir as ruas de uma nova cidade, experimentar o melhor da sua cozinha, conhecer a cultura local… estes são alguns dos principais benefícios de viajar e conhecer uma nova cidade. Mas, e que tal relaxar? 

O wellness tourism, também conhecido por turismo de bem-estar, é uma nova forma de viajar que também já ganhou imensos adeptos que procuram encontrar destinos e experiências holísticas para trabalharem o seu bem-estar. 

A estimativa da indústria de spas é que o setor de wellness tourism cresça cerca de 21% até 2025 em todo o mundo*

meditar é ainda melhor em contacto com a natureza
Uma das experiências presentes no wellness tourism é a meditação 

Entre as terapias que se destacam para este conceito de turismo estão as sessões de massagem, relaxamento e meditação. 
 

Porque fazer o wellness tourism pode ser uma boa ideia?

O welness tourism pode incluir uma série de rituais, sempre pensados para promover a saúde de forma holística.

Só quem já saiu de férias, escolheu um destino agitado, e voltou ainda mais cansado, sabe que viajar também pode ser um tanto exaustivo. 

Isso ocorre, sobretudo, por uma viagem conter uma grande oferta de diferentes estímulos: visuais, auditivos… e mesmo desafios físicos como caminhadas muito mais longas do que estamos habituados a realizar no dia a dia.

A falta de rotina também é um fator que faz com que as férias se tornem ainda mais cansativas, afinal o nosso organismo acostuma-se aos os nossos horários e hábitos, o que é muito benéfico para a nossa saúde. 

Já durante as férias, mudanças de fuso-horário, alimentação e a falta de rotina como um todo podem resultar em baixa-imunidade.

Pelas razões referidas e outros diversos motivos, que podem ser razões pessoais, é que diversos viajantes têm optado pelo turismo de bem-estar.


Quer descobrir os melhores spas de hotéis em Lisboa?

Elegemos três diferentes spas situados na cidade de Lisboa. Neles será possível encontrar tratamentos completos dedicados ao relaxamento e ao bem-estar, bem como circuito de águas, banho turco e sauna para aproveitar uma experiência completa de wellness tourism.


Mandalay Spa Liberdade, no PortoBay Liberdade

Situado junto à Avenida da Liberdade, uma das avenidas mais turísticas da cidade, o Mandalay Spa encontra-se inserido no hotel PortoBay Liberdade. 

massagem relaxante no Mandalay Spa Liberdade
O Mandalay Spa Liberdade oferece tratamentos baseados em tradições de cura da realeza tailandesa e na medicina indiana Ayurveda

O spa tem conceito original do sudoeste asiático, com tratamentos baseados em tradições de cura da realeza tailandesa e na medicina indiana Ayurveda, sendo realizados com produtos das marcas Sundãri, Ytsara, The Refinery London e Linda Meredith Skincare. 

No total, são mais de 700 metros quadrados que incluem 4 salas de tratamento, uma sala de relaxamento, ginásio, piscina de vitalidade, sala de vapor ametista, sauna e sala de relaxamento com vista para o jardim.

Entre os rituais com foco no bem-estar, é possível experimentar o Ritual Shirodhara, uma poderosa experiência perfeita para o wellness tourism, que promove serenidade pois tem como base a terapia de cura Ayurveda, usada há milhares de anos. 

Nele, o terapeuta direciona um fluxo de óleo quente sobre a testa, cabelo e couro cabeludo, seguindo-se de uma massagem Ayurveda de couro cabeludo, massagem facial “marma” e massagem de costas abhyanga para um relaxamento profundo. 

BluSpa Jupiter, no Jupiter Hotel

Com conceito inspirado nos benefícios cosméticos associados à biotecnologia marinha, o BluSpa reflete a plenitude do mundo submerso dos oceanos à superfície, com tratamentos exclusivos que priorizam a saúde e o bem-estar. 

Localizado na Avenida da República, trata-se de uma zona central ideal para quem, além do wellness tourism, deseja também ter fácil acesso para aproveitar o melhor da cidade de Lisboa. 

Experimente o Blu Holistic, um ritual perfeito para incluir no wellness tourism. Aproveite a perfeita combinação de afloramentos, pressões e estiramentos numa massagem de inspiração tailandesa, com bolus de mar e lavanda, para eliminar as contraturas, uma a uma. 

Há também a opção de incluir uma deliciosa esfoliação com sal marinho.

piscina do BluSpa inspirada pela vida marinha
O BluSpa tem conceito inspirado nos benefícios cosméticos associados à biotecnologia marinha

BSpa, no Altis Belém Hotel & Spa

Belém trata-se de uma das zonas mais visitadas de Lisboa. Museus, monumentos e os Pastéis de Belém fazem da área uma das mais instagramáveis da cidade.

Por lá também se encontra o BSpa, único spa assinado por Karin Herzog em Portugal, marca líder em tratamentos com oxigénio.

No total, são impressionantes 1.000 metros quadrados de completa tranquilidade. O Thermo Garden confere ao BSpa um conjunto de características que o tornam único: uma ampla piscina interior, sauna, hammam e banho turco, duches sensoriais e piscina exterior no sundeck, com uma impressionante vista sobre o rio Tejo.

massagem com pedras quentes realizada no BSpa
O BSpa situa-se em Belém e tem disponível uma série de tratamentos para corpo e rosto

Entre as sugestões a serem realizadas, destaca-se a massagem Ayurvédica, uma técnica profunda, que alia movimentos vigorosos em toda a massa muscular, em conjunto com manobras de tração e alongamento, além da estimulação de pontos e órgãos vitais. 

Disponível com duração de 55 ou 80 minutos. 

Conhece os outros dois pilares também relacionados ao wellness tourism?

Outros dois pilares também muito relacionados à saúde como um todo e claro, ao wellness tourism, são: uma alimentação equilibrada e o contacto direto com a natureza.

Sendo Portugal um país já conhecido pela gastronomia de base mediterrânea, composta por diferentes tipos de grão e carnes de baixo índice de gordura, está aí mais uma razão para Lisboa ser a cidade perfeita para praticar este tipo de viagem. 

Além disso, a capital do país também tem belos parques para a prática de atividades físicas, bem como o facto de estar próxima de praias paradisíacas, que promovem tanto o bem-estar físico, como também a qualidade do bem-estar mental. 
 

Descubra mais sugestões para o wellness tourism

*Fonte: Global Wellness Institute 


 

Marcela Leone

Especialista em bem-estar, trabalha no marketing da TOPSPA. Tem mestrado em comunicação, com tese que analisou a relação de partilhas de Wellness no Instagram. 

Partilhe com os seus amigos

Vouchers de Aniversário