Logo TOPSPA

Blog > Massagens > Tudo o que sempre quis saber sobre a massagem tailandesa

Melissa Ferreira

publicado em 1 de Março de 2021 | 6 minutos de leitura

"Tudo o que sempre quis saber sobre a massagem tailandesa"

Sabia que as técnicas de massagem tailandesa são das mais aconselháveis para combater o stress quotidiano a que estamos cada vez mais expostos? São várias as massagens existentes baseadas nas técnicas tailandesas cuja origem remonta às antigas medicinas indiana e chinesa e a práticas como yoga ou meditação.

Todas as massagens de origem tailandesa baseiam-se em técnicas ancestrais com resultados comprovados ao longo do tempo.

O tempo na Ásia é muito longo – mede-se em milénios – e as raízes da massagem tailandesa remontam há mais de 2500 anos. Esta massagem utiliza na sua base, pontos de pressão e alongamentos de forma a desbloquear e a reequilibrar a energia estagnada ao longo das linhas de energia no nosso corpo. Essas linhas de energia são as responsáveis pela nossa saúde e bem-estar.

Linhas ou meridianos energéticos usados na massagem tailandesa

Existem hoje em dia vários tipos de massagens de raiz tailandesa: tradicional, pindas tailandesas, tok sen, massagem com óleo.

Massagens de Inspiração Tailandesa

Hoje em dia, tanto na Tailândia como no resto do mundo, existem diferentes técnicas de inspiração tailandesa. Vou falar-lhe das 4 mais comuns no Ocidente:

1. Técnica de Massagem Tailandesa Tradicional

A massagem tailandesa tradicional é realizada no chão, sem óleo e durante a massagem o cliente permanece vestido. Esta é feita apenas com os polegares, palmas das mãos, sendo eventualmente utilizados os cotovelos e os joelhos para imprimir mais pressão na massagem. 

Muitas vezes, ouve-se falar num yoga passivo nesta massagem, pois o terapeuta efetua diversos alongamentos equivalentes às posições típicas do Yoga que vão ajudar no desbloqueio energético.

2. Técnica de Massagem Tailandesa com Pindas

Existem muitas massagens de inspiração tailandesa que utilizam pindas para ajudar no relaxamento muscular e no desbloqueio energético. E o que são as pindas tailandesas? 

As pindas são um instrumento feito de tecido, normalmente linho, recheado com ervas e plantas medicinais que é aquecido a vapor para ser aplicado no corpo. Nesta técnica, consegue ter os benefícios da massagem, do calor que as pindas emanam e ainda o efeito terapêutico das ervas utilizadas. Fique a conhecer tudo sobre as massagens tailandesas que usam pindas aqui.

Pindas tailandesas tradicionais

3. Técnica de Massagem Tailandesa com Tok Sen

Menos conhecido no ocidente é a utilização da massagem tailandesa com recurso ao Tok  Sen.  Já conhece? 

O Tok Sen é um instrumento parecido com um martelo. Ele é feito de madeira de tamarindo e também é utilizado sobre os meridianos energéticos do corpo. Através de movimentos de tapping, que promovem uma vibração, consegue-se atingir um nível mais profundo (muscular) aumentando o estado de relaxamento. É uma excelente técnica se gosta de massagens profundas, se tem dores musculares ou muito stress acumulado. 

Massagem com técnica Tok Sen

Fique a conhecer mais sobre a massagem tailandesa com Tok Sen aqui.

4. Técnica de Massagem Tailandesa com óleo

As massagens com óleo são as mais conhecidas e as que estão mais difundidas no ocidente. São massagens habitualmente efetuadas com óleos aquecidos para potenciar o efeito sobre o organismo, mas o seu benefício depende das características de cada óleo utilizado e da técnica utilizada. A massagem tailandesa com óleo pode ter um efeito bastante energético pelo que pode realizar uma sessão no início do dia de trabalho, antes de uma reunião importante, e sempre que precisar de aliviar o stress revitalizando a sua energia.

Alguns exemplos dos óleos essenciais utilizados nesta técnica de massagem tailandesa são:

  • Cravinho (Rainforest clove) – relaxamento muscular
  • Capim Limão (Malabar grass) – relaxamento profundo
  • Laranja Chinesa (Shatangju) – desintoxicante
  • Gengibre Azul (Blue ginger) – energizante

Um melhor conhecimento das características e efeitos de cada uma destas técnicas da massagem tailandesa pode possibilitar-lhe a escolha mais adequada a cada momento.

Agora que já conhece as principais variantes da massagem tailandesa, pode escolher a que mais se adequa às suas necessidades ou que mais lhe suscitou curiosidade.

Conheça agora 5 benefícios essenciais da massagem tailandesa

O benefício principal da massagem tailandesa é o de restabelecer o equilíbrio dos meridianos, mas existem muitos outros que advêm deste reequilíbrio:

1. A massagem tailandesa promove o relaxamento muscular reduzindo a dor crónica

Segundo a American Chronic Pain Association (ACPA), o stress promove tensão muscular, que por sua vez , aumenta a dor crónica. A massagem tailandesa reduz a tensão muscular ao diminuir os níveis de cortisol, descontraindo os músculos e aumentando a sensação de bem-estar. 

2. A massagem tailandesa estimula a circulação venosa

Através de técnicas drenantes ao longo do organismo, esta massagem estimula os tecidos encaminhando os fluidos e melhorando a circulação de retorno.

3. A massagem tailandesa fortalece o sistema imunitário

O nosso sistema imunitário fica debilitado quando estamos sujeitos a níveis elevados de stress, o que nos torna mais vulneráveis a doenças que podem ir desde uma simples gripe a doenças cardíacas. A massagem tailandesa ao diminuir o stress fortalece o sistema imunitário.

4. A massagem tailandesa liberta o fluxo de energia

A massagem tailandesa utiliza pontos de pressão e alongamentos para desbloquear a energia estagnada, passando a fluir livremente no organismo.

5. A massagem tailandesa aumenta o estado de tranquilidade e bem-estar

A massagem tailandesa ativa os 5 sentidos para promover um relaxamento geral. Os óleos aquecidos, os aromas e o toque, vão atuar ao nível do sistema nervoso, ajudando a que atinja o nível de tranquilidade e bem-estar desejado.

Quer experimentar uma massagem tailandesa? Deixamos algumas sugestões:

Vou sugerir-lhe alguns locais onde poderá experimentar massagens de inspiração tailandesa dentro e fora da Tailândia.

Se estiver a pensar viajar até à Tailândia existem imensos hotéis, resorts e day spas onde pode experimentar massagens tailandesas.

Em Chiang Mai no Fah Lanna Spa

Resort Fah Lanna Spa em Chiang Mai

O Fah Lanna Spa é um spa premiado localizado em Chiang Mai. Aqui pode encontrar as várias técnicas de massagem tailandesa: tradicional, com óleos, com pindas ou até mesmo com o Tok Sen.

Pimantip Spa

Sala de massagem dupla do Pimantip Spa

Pimantip significa “céu mágico” e de certeza que o Pimantip Spa se mantém fiel ao seu nome. Além da massagem tradicional, aqui também encontra a massagem de pés, com óleos ou com pindas.

Em Hua Hin no Chiva Som

Envolve luxuriante do Chiva Som em Hua Hin

O Chiva Som fica no meio de jardins tropicais exuberantes em Hua Hin, na Tailândia, e tem acesso direto para a praia. É um lugar onde se pode embarcar numa jornada pessoal de bem-estar, apoiado e orientado por uma equipa de especialistas.

Enquanto espera pela possibilidade de viajar até à Tailândia para conhecer ou para matar saudades da sua massagem tailandesa preferida, poderá ter a oportunidade de a realizar em Portugal no Mandalay Spa.

Mandalay Spa

É um conceituado spa multi premiado, pelos World Luxury Spa Awards, e tem 3 localizações em Portugal Continental. O Mandalay Spa acredita que o equilíbrio é a chave para uma vida feliz e por isso tem como devoção ajudar as pessoas a encontrar o caminho para a paz interior.

Na sua lista de tratamentos encontra vários rituais do sudoeste asiático, entre elas várias massagens de inspiração tailandesa. Veja aqui qual o mais próximo de si:

Seja qual for a escolha da técnica a usar, experimente esta massagem ancestral e veja porque é que é considerada uma das mais escolhidas para minimizar o stress do seu dia a dia.

Melissa Ferreira

Com formação inicial na área de estética e cosmetologia, desenvolveu competências nas áreas técnicas de spa com especial relevo nas medicinas ancestrais do sudoeste asiático como a shantala, ayurvedica, shirodhara, massagens de inspiração tailandesa, entre outras. A Melissa é hoje Brand e Spa Manager da marca Mandalay Spa e é formadora certificada por diversas marcas internacionais da área spa. Com 14 anos de experiência profissional, 8 dos quais na indústria spa integra também a equipa de consultores eformadores na área de projetos da TOPSPA Consultants.

Partilhe com os seus amigos

Vouchers de Aniversário