Logo TOPSPA

Blog > Wellness > Sabe o que são Chakras?

Topspa

publicado em 5 de Maio de 2020 | 4 minutos de leitura

"Sabe o que são Chakras?"

Vivemos tempos desafiantes em que, por vezes, somos assolados pela ansiedade, stress, algum desequilíbrio físico, mental e emocional. Certamente já pensou, ou ouviu alguém dizer: “Preciso de alinhar os chakras”.

Mas.. o que são os chakras? De que forma o seu alinhamento nos pode ajudar a sentir melhor?

Todo o Universo é composto de energia, assim como cada um de nós. Chakra (chacra) em sânscrito significa “Roda” e tem a sua origem no yoga e na tradição Veda. Esta “roda” que é luz, é uma espécie de vórtice de energia, responsável pela distribuição da nossa energia vital (prana). Existem inúmeros focos de energia no nosso corpo. Contudo, há sete chakras principais localizados ao longo da coluna que conectam o corpo físico e a consciência. Cada um destes 7 chackras tem uma energia de qualidade diferente e desempenha funções específicas no corpo e na mente, estando associados a uma parte do corpo. Conhecer as suas características e localização permite-nos ter consciência e sentir alguns bloqueios de energia que trabalhados, geram a almejada harmonia da mente, corpo e espírito. Uma conexão plena com o nosso interior.

Quais são então os 7 Chakras?

1º Muladhara “Fundação” – (Chakra da Raiz)

Localizado na base da coluna, no períneo, cóccix, é representado pela cor vermelha. Este chakra é responsável pela nossa sobrevivência, pela vitalidade do corpo. Alinhado, permite-nos ser corajosos, estáveis, tranquilos, pacientes, seguros. Em desequilíbrio somos raivosos, tensos, inseguros, violentos.

Um conselho que este chakra nos pode dar: beba mais água!

2º Svadhishthana “Morada do Prazer” – (Chakra do Umbigo)

Situado abaixo do umbigo, na 5ª vértebra lombar, é representado pela cor laranja. Responsável pela força e vitalidade física, este chakra em alinhamento permite assimilar novas ideias, dar e receber, sentir desejo e alegria. Este chakra está intimamente ligado às emoções. Em desequilíbrio, gera confusão, impotência, problemas de bexiga, problemas sexuais e excesso de peso.

Este chakra alerta-nos: estar atentos à alimentação, escolha bem os seus alimentos.

3º Manipura “Cidade das pedras preciosas” – (Chakra do Plexo Solar)

Situado acima da cicatriz umbilical, primeira vértebra lombar, é representado pela cor amarela e tem como função a digestão, o metabolismo e a nossa identidade pessoal. Alinhado permite auto controle, autoridade, energia, humor, poder pessoal e transformação. Desalinhado gera medo, ódio, problemas digestivos e raiva.

Conselho: esteja atenção à organização do seu tempo! Ocupe-se e priorize o que é importante para si!

4º Anahata “Invicto” – (Chakra Cardíaco)

Localizado no centro do peito, na quarta vértebra dorsal, tem como funções o amor e estimular a circulação sanguínea. Alinhado este chakra gera amor incondicional, compaixão, equilíbrio, aceitação e paz. Em desequilíbrio, problemas cardíacos e circulatórios, tristeza, instabilidade emocional.

Este chakra diz-lhe: Precisa de demonstrar mais carinho!

5º Vishuddhi “Puro” – (Chakra da Garganta)

Situado no pescoço, na sétima vértebra cervical, é de cor azul clara e tem como função o som, vibração e comunicação. Alinhado, gera uma boa comunicação, criatividade, facilidade em se expressar. Em desequilíbrio, problemas de tiróide, falta de criatividade e problemas de comunicação.

Tome nota: Elimine as palavras negativas do seu vocabulário.

6º Ajna “Centro de comando” – (Chakra Frontal)

Localizado na região entre as sobrancelhas e de cor azul indigo. Este chakra tem como função a revitalização do sistema nervoso e a visão. Em harmonia possibilita a concentração, intuição, habilidades psíquicas. Desalinhado gera dores de cabeça, medo, problemas nos olhos, pesadelos.

Um dos conselhos mais importantes neste momento: Pense Positivo!

7º Sahasrara “O lótus de mil folhas” – (Chakra da Coroa)

Localizado no topo da cabeça, a sua cor é violeta. As sua principais funções são revitalizar o cérebro e a iluminação. Energizado, este chakra abre a consciência para o infinito e dá-nos uma sensação de paz. Em desequilíbrio, confusão, esquecimento, depressão e falta de inspiração.

Aproveite o conselho deste chakra: Medite! Quer saber como? Veja aqui.

Vamos alinhar os Chakras?

Em casa, podemos experimentar algumas práticas como o yoga, a meditação, o reiki, a massagem… no sentido de alinharmos e equilibrarmos estes centros de energia fundamentais ao nosso bem-estar físico, mental, emocional e energético.

No Mandalay Spa prezamos esse equilíbrio. Um dos tratamentos ayurvédicos que o pode ajudar é o Kansa Ritual. Neste ritual trabalhamos os bloqueios energéticos que, por vezes, se manifestam a nível físico, desbloqueando-os através de movimentos fluidos e ritmados. Após o ritual a circulação sanguínea e energética fluem de forma harmoniosa e irá sentir o corpo equilibrado e enraizado.

Corpo relaxado, mente tranquila!

Ofereça uma massagem a quem mais ama. É gesto de amor, saúde e bem-estar. Seja feliz e faça os outros felizes.

Topspa

A TOPSPA Consultants é a empresa líder na área de consultoria e gestão de Spas no mercado hoteleiro, em Portugal. 

Fundada em 2015 com a ambição de ser a melhor a empresa a operar no mercado Wellness & Spa em Portugal, possui atualmente 8 Spas em gestão própria e o maior número de prémios atribuídos pelos World Luxury Spa Awards. 

A divulgação e partilha de conhecimento, são parte integrante dos valores da empresa, efetuada através de formação profissional, palestras, workshops e docência das disciplinas de Saúde e Bem-Estar em diversos cursos Superiores e Técnicos nas Escolas de Hotelaria e Turismo.

Partilhe com os seus amigos

Vouchers de Aniversário