Blog > Massagens > Reflexologia nas massagens: quais são as vantagens para a saúde do corpo e da mente?

Topspa

publicado em 3 de Janeiro de 2022 | 5 minutos de leitura

"Reflexologia nas massagens: quais são as vantagens para a saúde do corpo e da mente?"

A utilização da reflexologia nas massagens potencia os benefícios terapêuticos dos tratamentos e prolonga os efeitos de relaxamento e bem-estar. A reflexologia é uma terapia que contribui para tratar do corpo, elimina celulite e até atua sobre os sintomas de enxaquecas. Apresenta, ainda, efeitos positivos sobre o espírito, aliviando sinais de stress, angústia e insónias, entre outros. Há milénios que especialistas chineses usam as pressões da reflexologia contra dores incómodas, físicas e emocionais. 

 Após esta leitura, ficará a saber: 

  • O que é a reflexologia e como funciona;
  • O impacto da reflexologia no tratamento da dor física e emocional;
  • A vantagem de utilizar a reflexologia nas massagens;
  • As melhores massagens com reflexologia e onde fazer.

 

imagem a mostrar a aplicação de relfexologia nas massagens
A reflexologia é uma técnica com milhares de anos que pode ser incorporada nas massagens

 

O que é a reflexologia e como funciona?

A reflexologia consiste na pressão com os dedos em pontos reflexos localizados nos pés, mãos e orelhas que, através das suas terminações nervosas, correspondem a determinado local ou órgão do corpo humano.

A técnica mais comum é a que utiliza o pé como uma espécie de mapa do nosso organismo. Contudo, a reflexologia pode ser aplicada noutras zonas reflexas como a cabeça, por exemplo.

Os pés são ricos em terminações nervosas que correspondem aos vários órgãos do corpo (zonas reflexas), os quais por sua vez estão relacionados com sentimentos. Ao pressionar-se um dado ponto em movimentos circulares, e depois outro, cobrindo áreas podais específicas, é possível intervir nas causas e sintomas associados a perturbações fisiológicas e emocionais.

Saber os locais exatos a massajar dá acesso ao cérebro, pescoço, nariz, pulmões, olhos, intestino delgado e grosso, ouvidos, estômago, rins, fígado e pâncreas. No pé esquerdo, por exemplo, o ponto referente ao coração será o gatilho a estimular em situações de grande preocupação ou stress intenso para o paciente.  

Assim, para além de oferecer bem-estar, relaxamento do corpo e da mente, a reflexologia é utilizada para prevenir doenças e tratar dores.

Quer saber mais sobre os efeitos da reflexologia na saúde? Continue a ler o nosso artigo. 

 

Qual é o impacto da reflexologia no tratamento da dor física e emocional?

Quando pensamos em massagens, associamos de imediato esta terapia ao efeito de relaxamento. É certo que todas as técnicas de massagem produzem este tipo de conforto com mais ou menos intensidade, mas existem outros benefícios que vale a pena conferir. 

 

exemplo de massagem que utiliza técnicas de reflexologia
O equilíbrio de energias é uma das muitas mais-valias de uma massagem que combina diferentes técnicas como a reflexologia

 

Um dos benefícios terapêuticos mais apreciados na reflexologia é a prevenção e tratamento das enxaquecas, uma vez que esta técnica age sobre alguns dos seus fatores desencadeantes, como por exemplo: 

  • Alterações de sono;
  • Stress e ansiedade;
  • Desequilíbrios emocionais.

 

Ao efetuar o desbloqueio dos canais energéticos do nosso corpo, a reflexologia permite equilibrar a nossa energia vital dos pés à cabeça, atuando sobre o sistema nervoso, circulatório e linfático, resolvendo problemas como

  • Inflamação dos tecidos e má circulação que causam celulite;
  • Sintomas de ansiedade, angústia e falta de auto-estima, que conduzem à depressão;
  • Stress e tensões musculares que provocam dor física. 

 

Agora que já sabe quais são os benefícios da reflexologia, vamos à melhor parte: saiba como as massagens se tornam ainda mais completas ao combinarem diferentes técnicas com a reflexologia.
 

Qual é a vantagem de combinar técnicas de massagem com a reflexologia?

 

Combinar numa só experiência a reflexologia com outras técnicas de massagem permitirá alcançar uma harmonia plena e um efeito mais prolongado deste bem-estar. 

 

Portanto, a utilização da reflexologia nas massagens permite tratar as suas dores de um modo holístico ao associar os benefícios de outras técnicas. A aromaterapia, e os seus efeitos calmantes e hidratantes, e a massagem sueca, que ajuda a reabilitar os músculos e a aumentar a flexibilidade do corpo, são exemplos de técnicas às quais a reflexologia pode ser associada.

 

Já a seguir, conheça três sugestões de experiências que são a união perfeita entre massagens e reflexologia. 

 

Quais são as melhores massagens com reflexologia e onde fazer?

 

Massagem com aromaterapia e reflexologia podal:

 

Ultimate Experience, by CitySpa 

Começa com uma avaliação sobre as suas necessidades, tanto a nível físico como emocional, para que a massagem atue diretamente sobre a sua dor. A seleção do óleo essencial é feita por si. Depois é só usufruir do poder da aromaterapia combinada com a reflexologia podal e diferentes técnicas de massagens, como a sueca, neuromusculares e de digito-pressão.
 

Reservar Ultimate Experience

 

B Balanced, by BSpa Karin Herzog

Nesta sugestão de massagem com aromaterapia unem-se as técnicas neuromusculares, digito-pressão e reflexologia podal para agir sobre os chakras, melhorar a circulação sanguínea e promover a drenagem linfática. 

Sinta os efeitos terapêuticos desta massagem com reflexologia que incide de uma forma intensa sobre o corpo e a mente, restabelecendo a sua harmonia.

 

Chakras são pontos distribuídos ao longo da nossa coluna, que libertam e espalham a nossa energia vital pelo corpo, mente e espírito e a fazem circular pelo organismo promovendo o seu equilíbrio.

 

Reservar B Balanced

 

Massagem holística e a reflexologia:

 

Massagem TopSpa, by BSpa

Nesta massagem são usados óleos essenciais com efeitos calmantes e desintoxicantes que ao mesmo tempo hidratam a sua pele. Irá sentir um relaxamento profundo, ideal para livrar-se do stress e de tensões acumuladas.

Embarque numa viagem pelo mundo com a seleção das melhores técnicas: sueca, shiatsu, ayurvédica, tui na e a reflexologia, um perfeito momento Zen num ritual holístico.

 

Reservar Massagem TopSpa

 

Agora que já conhece as nossas sugestões de massagens que combinam diferentes técnicas com a reflexologia, é só escolher a que melhor responde às suas necessidades.

Topspa

A TOPSPA Consultants é a empresa líder na área de consultoria e gestão de Spas no mercado hoteleiro, em Portugal. 

Fundada em 2015 com a ambição de ser a melhor a empresa a operar no mercado Wellness & Spa em Portugal, possui atualmente 8 Spas em gestão própria e o maior número de prémios atribuídos pelos World Luxury Spa Awards. 

A divulgação e partilha de conhecimento, são parte integrante dos valores da empresa, efetuada através de formação profissional, palestras, workshops e docência das disciplinas de Saúde e Bem-Estar em diversos cursos Superiores e Técnicos nas Escolas de Hotelaria e Turismo.

Partilhe com os seus amigos

Vouchers de Aniversário

Vouchers de Spa