Logo TOPSPA

Blog > Massagens > Massagem Desportiva: conheça o segredo para quem tem uma vida ativa

Topspa

publicado em 7 de Setembro de 2021 | 4 minutos de leitura

"Massagem Desportiva: conheça o segredo para quem tem uma vida ativa"

Para quem tem uma vida ativa, melhorar o desempenho físico pode ser tão importante quanto relaxar. A Massagem Desportiva prepara e recupera o corpo do esforço, com benefícios conhecidos desde os tempos mais antigos, quando era aplicada em atletas gregos e romanos durante as Olimpíadas.

Há muito para saber sobre este procedimento, em especial sobre a forma como é desenvolvido e quem pode beneficiar com a sua realização.

Se pretende saber mais sobre esta técnica, está no sítio certo.  Neste artigo irá encontrar todas as informações necessárias e ficar a saber qual o melhor local para usufruir desta massagem.

 

Massagem Desportiva usa técnicas de manipulação dos tecidos moles para preparar e recuperar os músculos

 

Compreenda a técnica por trás da Massagem Desportiva

 

Levar um estilo de vida ativo a nível físico traz inúmeros benefícios para a saúde, mas tão importante quanto exercitar o corpo é ajudá-lo a recuperar, em especial após um esforço intenso. Assim, os músculos conseguem recuperar a sua capacidade. De outra forma, podem ocorrer desequilíbrios que prejudicam o desempenho e a saúde geral.

 

A Massagem Desportiva integra os chamados planos de recuperação, melhorando e manipulando os tecidos moles, os mais usados durante uma atividade física. São eles:

  • Pele;
  • Ligamentos;
  • Tendões;
  • Músculos;
  • Fáscia (estrutura do tecido conjuntivo que envolve todo o corpo).

 

 

Como se realiza o tratamento

Apesar de ser, de modo geral, encarada como uma medida de recuperação, sendo por isso realizada após o esforço físico, também pode ser utilizada como preparação das estruturas corporais. Nesse caso, é aplicada antes do treino.

 

As técnicas de manipulação são realizadas nas zonas do corpo mais utilizadas durante a atividade desportiva em questão. Isto significa que a massagem deve ser personalizada e adequada às necessidades específicas de cada pessoa. Desta forma, além da localização, varia em diversos aspetos, como a pressão aplicada, intensidade e velocidade da execução.

 

Ainda assim, costumam ser utilizados movimentos de deslizamento sobre a pele, seguindo os contornos do corpo, de compressão, para ter um efeito mais profundo, e/ou de fricção, numa movimentação para a frente e para trás com pressão em áreas isoladas.

Apesar da variação dos métodos, os objetivos passam por:

  • Aquecer os tecidos e relaxar os músculos;
  • Avaliar a condição dos tecidos;
  • Despertar os nervos periféricos;
  • Estimular a circulação de sangue e linfa;
  • Alongar as fibras musculares e aliviar a sua tensão;
  • Descontrair os ligamentos.

De forma a potenciar os efeitos deste tratamento, é importante que o mesmo seja realizado com regularidade, consoante a frequência das sessões de exercício físico.

 

 

Saiba para quem é indicado o tratamento

Este tipo de massagem é indicada para quem tem uma vida ativa e pratica exercício físico, amadores ou profissionais, com maior ou menor intensidade de treino.

Pode ser executada perante algum sintoma resultante de esforço físico, como dores musculares, articulares ou lesões tendinosas. Nestes casos, é fundamental agir de imediato p

ara evitar que o desconforto inicial evolua para uma dor crónica.

No entanto, como vimos, a Massagem Desportiva atua também como uma medida de prevenção para evitar lesões, pelo que pode e deve ser realizada mesmo na ausência de queixas.


 

Os benefícios “sem fim” da Massagem Desportiva

Como vimos, a Massagem Desportiva permite estimular e alongar os músculos, com o objetivo de preparar ou recuperar o corpo de um esforço físico. Este é apenas um dos muitos benefícios que este procedimento apresenta. A seguir, apresentamos outras mais-valias desta técnica.

  • Estimula o fluxo sanguíneo, proporcionando um melhor aporte de nutrientes e oxigénio às estruturas musculares, tornando-as menos vulneráveis a traumas;
  • Melhora a circulação sanguínea, permitindo reduzir as dores e o desconforto após a atividade física;
  • Ativa a produção de adrenalina, ajudando a aumentar o rendimento físico;
  • Tonifica os músculos, tornando-os mais fortes e pro
  • tegendo as articulações;
  • Reduz a fadiga muscular, contribuindo para uma melhor recuperação;
  • Aumenta a amplitude e flexibilidade de movimento, ajudando a potenciar a performance e evitar lesões;
  • Melhora o tempo de recuperação pós-treino, permitindo uma vida mais ativa;
  • Diminui o stress, rigidez e inflamação dos tecidos, prevenindo desconfortos;
  • Elimina toxinas e outros resíduos metabólicos dos tecidos musculares, contribuindo para uma melhor saúde do organismo;
  • Corrige eventuais edemas, desequilíbrios musculares ou outros problemas que resultem da atividade física, reduzindo o risco de lesões durante a prática de exercício físico.


 

Lembre-se ainda que, mesmo com objetivos específicos, a Massagem Desportiva apresenta vantagens comuns a outros tipos de massagens, como o relaxamento e o aumento de hormonas responsáveis pelo bem estar geral, como as endorfinas.

 

 

Conheça as razões para reservar a sua Massagem Desportiva num Spa

Ao optar por receber uma Massagem Desportiva num Spa, poderá aproveitar uma série de benefícios que estes espaços oferecem:


 

Receber a Massagem Desportiva num SPA permite-lhe usufruir de um ambiente único de relaxamento e de outros serviços incluídos

 

Ambiente sereno e infraestruturas de qualidade

Além de um ambiente que proporciona serenidade, poderá usufruir de diferentes infraestruturas e serviços. O acesso à piscina, sauna ou banho turco permite transformar uma sessão de Massagem Desportiva numa verdadeira experiência de cura corporal, capaz de relaxar e revigorar os músculos mais exaustos. Se possível aproveite as infraestruturas antes da sua massagem.


 

Profissionais experientes e certificados

A exigência técnica desta massagem impõe que seja realizada por profissionais experientes e habilitados, capazes de personalizar o tratamento para identificar eventuais zonas sensíveis que indiquem problemas, adequando-o às suas necessidades.


Nos Spas Mandalay, pode reservar uma Massagem Desportiva aplicada por especialistas qualificados que conhecem os melhores métodos de tratamento e avaliam a sua condição. Tem ainda acesso a todas as regalias que um Spa oferece, em especial as infraestruturas e o ambiente calmo sem igual, beneficiando a sua experiência e a sua recuperação ao máximo.

 

Topspa

A TOPSPA Consultants é a empresa líder na área de consultoria e gestão de Spas no mercado hoteleiro, em Portugal. 

Fundada em 2015 com a ambição de ser a melhor a empresa a operar no mercado Wellness & Spa em Portugal, possui atualmente 8 Spas em gestão própria e o maior número de prémios atribuídos pelos World Luxury Spa Awards. 

A divulgação e partilha de conhecimento, são parte integrante dos valores da empresa, efetuada através de formação profissional, palestras, workshops e docência das disciplinas de Saúde e Bem-Estar em diversos cursos Superiores e Técnicos nas Escolas de Hotelaria e Turismo.

Partilhe com os seus amigos

Vouchers de Aniversário