Logo TOPSPA

Blog > Massagens > Massagem às costas: Conheça os benefícios e as técnicas utilizadas para aliviar dores e tensões

Janine Tavares

publicado em 23 de Outubro de 2020 | 5 minutos de leitura

"Massagem às costas: Conheça os benefícios e as técnicas utilizadas para aliviar dores e tensões"

Grande parte das dores e tensões localizam-se na parte superior do nosso corpo – as costas! Estas sofrem diariamente: má postura, suportar pesos, uso de calçado inadequado, contração muscular em situações de tensão e, inevitavelmente, o stress. Muitas vezes as dores são aliviadas com uma simples massagem às costas.

A procura de uma massagem às costas não é apenas um luxo, mas sim uma necessidade real para a maioria das pessoas.

Dores nas costas são bastante incomodativas

Mas afinal o que tem de bom uma massagem às costas?

Quando se realiza uma massagem às costas, trabalha-se toda a zona da coluna – costas, pescoço e ombros.

A coluna deve ser vista como um todo, para os resultados da massagem surtirem efeito. Por exemplo, uma dor na zona lombar pode ser consequência de tensões musculares a nível dorsal – músculos contraídos, que não permitem os movimentos corretos da coluna, e vice-versa.

As técnicas aplicadas são variadas, desde movimentos circulares com a mão aberta, a digito-pressão, deslizamentos com os polegares, amassamentos, estiramentos, etc. O uso do cotovelo e antebraço do terapeuta podem também ser utilizados, se o intuito for aplicar mais pressão, de maneira a trabalhar de forma mais profunda os músculos de determinada zona.

Desta forma, a massagem às costas, ombros e pescoço tem como objetivo relaxar primeiro os músculos, aumentar a circulação sanguínea e depois trabalhar localmente as zonas afetadas com maior ou menor pressão, dependendo do nível da dor e inflamação associada. 

Os benefícios de uma massagem às costas não se esgotam no relaxamento muscular, estamos a contrariar posições incorretas, aliviar as dores musculares e tensões, acalmar e atenuar estados de ansiedade e depressão,etc..

Posso fazer massagem às costas em casa?

Infelizmente uma massagem às costas é algo que não conseguimos fazer a nós próprios e também é algo que não recomendo pedir ao amigo ou à mãe para fazer. O máximo que podemos pedir a pessoas não especializadas é a aplicação de um gel ou creme para alívio de dores. Essa aplicação deve ser muito suave e apenas com o intuito de espalhar o produto na zona afetada. Nada mais deve ser feito ao nível de terapia de toque..

O risco é enorme de ser massajada uma zona inflamada ou sensível com as técnicas erradas. Vejo imensos artigos sobre como fazer uma massagem em casa, mas sublinho aqui, todo o cuidado é pouco e com a coluna não se deve brincar.

Caso não lhe seja possível recorrer a um massagista profissional, faça alongamentos em casa, no duche deixa a água quente correr pela coluna durante 3 a 4 minutos, se houver inflamação coloque gelo ou uma botija com água bem fria na zona, altere a postura do seu dia-a-dia. Assim que puder, e se as dores persistirem, recorra a um profissional de saúde.

Nos dias de hoje, podemos encontrar massagens que utilizam instrumentos para facilitar e aumentar os benefícios gerais da massagem às costas, que é o caso do uso das pedras quentes, bamboos, do famoso do Tok-Sen (uma técnica ancestral Tailandesa que provoca uma vibração ao longo dos músculos) ou o uso de pindas à base de ervas medicinais, que quando aquecidas aumentam a circulação e ajudam ao relaxamento muscular, entre outros…

 

Massagem de Pedras Quentes

Onde posso fazer massagens às costas?

Muito embora se trate de dores e não só de prazer, deve aproveitar e fazer um dois em um.  Os óleos essenciais, uma mistura de técnicas terapêuticas com técnicas de relaxamento, a utilização prévia das infraestruturas do spa, toda esta experiência holística, vai permitir  tratar os problemas nas costas e da mente….

Escolha locais que induzam ao relaxamento…

Aqui ficam as nossas sugestões:

Sessão de Massagem às Costa no CitySpa (Restelo):

É uma dayspa intimista e exclusivo, um verdadeiro retiro de bem-estar. É desde 2014 é votado como o Melhor DaySpa em Portugal (World Luxury Spa Awards). Tem na sua génese ter os melhores rituais das melhores marcas, contando com o expertise da marca internacionalmente líder em aromaterapia- Aromatherapy Associates, que lhe garante a eficácia e pureza dos óleos e produtos com que trabalha. Experimente a massagem às costas de 45min com um foco específico na zona posterior. Os packs de 6 sessões de massagem às costas são o best-seller desta unidade.

Massagem às costas com influência Tailandesa no Mandalay Spa (Porto, Lisboa e Óbidos):

Entregue-se aos saberes ancestrais do sudoeste asiático, e experimente a massagem às costas de origem tailandesa Siam Healing Back Massage de 45min que utiliza a técnica de “tok-Sen” – instrumento tipo martelo em madeira que distribui vibrações profundas a nível muscular. Especificamente concentrada nas costas, ombros, pescoço e colo, os resultados são fantásticos no alívio de tensões e dores musculares. Sinta-se renovado e faça desta rotina o seu remédio semanal para as dores nas costas.

 

Massagem com Tok Sen

A massagem de pressão profunda no BSpa by Karin Herzog (Lisboa):

Com uns impressionantes 100m2 de área no Spa, BSpa by Karin Herzog (Belem) possui um ambiente cool e moderno, de linhas rectas e revestido a mármore branco. Aproveite para usufruir da fantástica piscina interior, sundeck, sauna e banho turco, antes da sua massagem. Peça a massagem às costas de pressão profunda – B Alive em que os terapeutas utilizam os polegares, cotovelos e antebraços para criarem uma maior pressão. Ideal para desbloquear pontos de tensão musculares – versão de 30, 55 e 80 min. 2 vezes na semana não sabe o bem que lhe fazia.

A massagem customizada para aliviar qualquer tensão no BluSpa (Lisboa e Algarve):

Com um conceito inspirado nos benefícios cosméticos associados à biotecnologia marinha, o BluSpa tem uma massagem exclusiva às costas, ombros e pescoço de 30 minutos, onde pode escolher a área de foco, tipo de pressão e deixar o terapeuta adaptar a técnica às suas necessidades. O BluSpa trabalha com ingredientes marinhos e possui um tratamento com lama térmica que é fantástico para complementar qualquer massagem às costas. Experimente a massagem às costas customizada às suas necessidades de 30 min, às costas ou 55min no corpo inteiro.

Não deixe que as tensões acumulem. A tendência é piorar sempre, e hoje é uma dor na lombar e amanhã poderá ser uma dor na cervical que é consequência da tensão na lombar. Cuide-se e deixe que cuidem de si.

Janine Tavares

Com uma longa carreira internacional, a Janine é formadora e coordenadora da área Wellness da TOPSPA Consultants. Com formação inicial em cosmetologia, desenvolveu a sua carreira em dayspas, cruise line spas, resort & hotel spas. O desafio na área de gestão iniciou-se nos Emirados Árabes Unidos, onde teve o privilégio de liderar equipas de várias nacionalidades em vários spas emblemáticos dos quais se destaca o Armani Spa - Burj Kalifa ou o Emirates Palace Spa. No processo de crescimento pessoal, alterou hábitos de vida para viver de uma forma mais consciente e saudável. Participou em vários retiros na India e em Bali, e formações de Yoga incluindo a certificação como professora da modalidade, aprendeu e conheceu várias pessoas inspiradoras, para hoje poder também inspirar e consciencializar outros para a importância de procurar e seguir uma vida mais plena.

Partilhe com os seus amigos

Vouchers de Aniversário