Logo TOPSPA

Blog > Massagens > Conheça os melhores Tipos de Massagem para quem procura o equilíbrio físico e emocional

Topspa

publicado em 25 de Outubro de 2021 | 6 minutos de leitura

"Conheça os melhores Tipos de Massagem para quem procura o equilíbrio físico e emocional"

Quantas vezes já pensou: Preciso mesmo de uma massagem! Seja para relaxar, aliviar as dores e tensões musculares ou ganhar uma energia extra, as massagens são ótimas aliadas para quem procura um maior equilíbrio físico e emocional. Para cada caso, existe um tipo de massagem que se ajusta às suas necessidades.

Selecionamos os melhores tipos de massagens que dão uma resposta abrangente a diferentes necessidades físicas e emocionais para que alcance a harmonia perfeita entre corpo e mente. Ao ler este artigo, vai conhecer os benefícios e descobrir as diferentes técnicas para que consiga escolher a melhor opção para si.

 

A massagem é sua aliada para cuidar da saúde e do bem-estar

Para além do conforto que proporciona, a massagem é também uma terapia. São vários os estudos científicos que comprovam os benefícios dos diferentes tipos de massagem, entre eles: o alívio da dor, do stress e da ansiedade. Em alguns casos, é até possível evitar o uso de medicação convencional.

 

Para cada tipo de massagem, existe um conjunto de benefícios associados

 

Entre os diversos benefícios físicos e psicológicos conhecidos, destacamos os seguintes:

  • Melhoria da circulação sanguínea: aumenta a nutrição dos tecidos e auxilia na diminuição da fadiga e da inflamação;
  • Estimulação do sistema nervoso central: aumenta os níveis de substâncias como a endorfina, serotonina e ocitocina e diminui o cortisol, o que promove o alívio da dor, dos efeitos negativos do stress e melhoria do humor;
  • Aumento da força e da resistência: contribui para a melhoria de problemas musculares, como lesões por esforço repetitivo, tendinites, fibromialgia, entre outros.

 

Os diferentes tipos de massagens e a sua origem cultural

Os tipos de massagens que conhecemos hoje têm origem em vários pontos do mundo e, em muitos casos, as técnicas atuais foram inspiradas pela medicina tradicional de diferentes culturas. 

A seguir, destacamos 3 importantes influências:

 

Massagem sueca

Considerada por muitos como a base para as demais técnicas de massagens ocidentais, é um conjunto de manobras, aplicadas com as mãos. São toques de deslizamento mais ou menos intensos, profundos e ritmados sobre a pele e musculatura. O aumento da circulação sanguínea e linfática é um dos muitos benefícios que estes movimentos proporcionam. É o tipo de massagem mais tradicional no Ocidente.
 

Massagem indiana

Combina óleos quentes com plantas medicinais a movimentos delicados, longos e repetidos, para causar o relaxamento físico e psicológico. Esta massagem é perfeita para o equilíbrio físico e mental. A Massagem Ayurvédica, a Massagem Abhyanga e a Shantala são alguns exemplos de massagens que contemplam técnicas indianas.
 

Massagens orientais

Com origem na China ou no Japão, têm como principal característica as manobras de pressão com os dedos em pontos específicos do corpo (pontos gatilho), desbloqueando energias congestionadas. Este método permite aliviar tensões musculares e diminuir o estado de ansiedade. São exemplos de massagens chinesas, a Massagem Tui Ná e o Shiatsu. 

Agora que já conhece as influências culturais nos diferentes tipos de massagens, vamos dar a conhecer 3 opções de massagens que combinam estas técnicas e que deve mesmo experimentar. 
 

Os 3 Melhores Tipos de Massagem para alcançar a harmonia entre corpo e mente

Para cada situação, existe um tipo de massagem que responde às suas necessidades. O primeiro passo para escolher a melhor opção para si, é identificar o que pretende satisfazer.

 

Avalie as suas necessidades e escolha o tipo de massagem mais indicado para si!

 

Massagem para fazer uma pausa da sua rotina e relaxar

Neste caso, uma massagem de relaxamento é a opção certa. De um modo geral, todos os estilos de massagem contribuem para relaxar o corpo e a mente, mas a Melhor Massagem Relaxante do Mundo eleva a fasquia e proporciona uma sensação de bem-estar sem igual.

Isto deve-se à combinação das melhores técnicas ocidentais e orientais numa só massagem. Os efeitos são múltiplos, da melhoria da circulação sanguínea ao relaxamento dos músculos, redução da sensação de cansaço, aumento da oxigenação das células.

Assim sendo, este tipo de massagem promove conforto e, também, aumenta a dopamina e a serotonina, as chamadas hormonas da felicidade, aliviando sintomas de depressão e ansiedade. É feita da cabeça aos pés e combina várias técnicas de diferentes pontos do mundo. 

Se procura uma experiência única de bem-estar que se prolongará por dias, esta é a escolha ideal. 
 

Massagem para aliviar o stress, dores e tensões acumuladas

Quando se passa por situações de stress, os músculos ficam tensos, provocando desconforto físico e dores musculares. Neste caso, a utilização de técnicas orientais são as mais utilizadas para aliviar a tensão muscular.

Este tipo de massagem recorre com frequência a pontos específicos que podem estar localizados ao longo do corpo e em pontos reflexos nos pés, mãos ou orelhas. A pressão feita nas terminações nervosas de determinados pontos do corpo correspondem a diferentes órgãos do nosso organismo. O resultado é o alívio da dor, bem como da tensão muscular nesses locais.

A esta técnica são associadas práticas holísticas para adequar o ambiente e despertar todos os sentidos, como por exemplo:

  • A utilização de velas aromáticas;
  • Música ambiente;
  • Uso de óleos quentes.

Em suma, o melhor tipo de massagem para se livrar de tensões acumuladas, provocadas pelo stress, é aquele que combina a reflexologia com as técnicas de massagem orientais e rituais holísticos, tratando do corpo como um todo.

 

Massagem para começar o dia com as energias renovadas

Há momentos em que uma massagem revitalizante pode fazer a diferença na forma como vamos enfrentar o nosso dia.

Apesar dos diversos tipos de massagem que se podem aplicar, a utilização de óleos essenciais e plantas medicinais por exemplo em pindas,  é o mais indicado para a produção de um efeito revitalizador. 
 

As pindas são pequenos sacos de pano feitos à mão, onde se colocam ervas aromáticas e especiarias, de características estimulantes ou relaxantes, conforme o propósito. Esses utensílios são usados como ferramentas para a realização da massagem. 

 

O melhor tipo de massagem para revitalizar corpo e mente reúne diferentes técnicas de massagem energizantes e estimulantes e o uso de pindas, garantindo efeitos regeneradores. Esta massagem liberta a mente de pensamentos depressivos e estimula a energia do corpo, sendo uma ótima opção para aliviar estados ou momentos mais depressivos, para diminuir os efeitos de jet leg ou simplesmente para começar o dia com mais energia.

 

Saiba onde fazer e reservar os melhores tipos de massagem 

Imagine poder usufruir das mais-valias de uma massagem e também de um conjunto de benefícios da hidroterapia num só local? É o que acontece quando optamos por fazer uma massagem num Spa.

Além de um ambiente acolhedor, capaz de nos fazer esquecer o mundo lá fora, é possível aceder a diferentes espaços como a piscina, o banho turco, hammam (banho turco com menos temperatura) e até mesmo a sauna.  

Os Spas são também sinónimo de qualidade, através dos seus profissionais experientes e certificados, que garantem o cumprimento das exigências técnicas das massagens.

Se pretende saber qual o melhor tipo de massagem para o seu caso, fale com a TOPSPA. A sua equipa de profissionais especializados dará o aconselhamento necessário para que possa fazer a sua escolha. Depois, é só aproveitar de uma experiência única de bem-estar.

Topspa

A TOPSPA Consultants é a empresa líder na área de consultoria e gestão de Spas no mercado hoteleiro, em Portugal. 

Fundada em 2015 com a ambição de ser a melhor a empresa a operar no mercado Wellness & Spa em Portugal, possui atualmente 8 Spas em gestão própria e o maior número de prémios atribuídos pelos World Luxury Spa Awards. 

A divulgação e partilha de conhecimento, são parte integrante dos valores da empresa, efetuada através de formação profissional, palestras, workshops e docência das disciplinas de Saúde e Bem-Estar em diversos cursos Superiores e Técnicos nas Escolas de Hotelaria e Turismo.

Partilhe com os seus amigos

Vouchers de Aniversário