Logo TOPSPA

Blog > Massagens > Conheça os benefícios do Spa que garantem mais saúde para o seu corpo e mente

Topspa

publicado em 16 de Maio de 2022 | 5 minutos de leitura

"Conheça os benefícios do Spa que garantem mais saúde para o seu corpo e mente"

Os benefícios do Spa vão muito para além da estética, contribuindo para o bem-estar do seu corpo e mente. Descubra o impacto que uma visita ao Spa pode ter na sua saúde, com mais-valias comprovadas pela ciência. 

Continue a ler o nosso artigo e saiba como ganhar vitalidade com massagens, tratamentos e terapias relaxantes.

Além de usufruir de massagens e tratamentos, pode utilizar as infraestruturas, como a piscina interior, ideal para relaxar e também aliviar as dores no corpo, através dos jatos de água. 

 

9 benefícios do Spa que precisa experimentar hoje mesmo

As rotinas são cada vez mais stressantes. O nosso corpo vai dando sinais que é preciso abrandar o ritmo, que por vezes ignoramos. Para que entenda a importância de tratar de si, reunimos 10 benefícios do Spa com impactos na saúde física e mental que estão comprovados pela ciência. Veja:
 

1. Reduz a tensão muscular

Um dos benefícios do Spa é a redução da tensão muscular através de massagens e tratamentos que ajudam a relaxar e a diminuir o stress, assim como as contraturas nos músculos. Estes rituais, que combinam técnicas neuromusculares, estimulam a libertação de endorfinas e reduzem a dor muscular, ao atuarem como um analgésico natural.

Alguns Spas disponibilizam infraestruturas com circuitos de água, como piscinas interiores com jatos de água, hammans, saunas e banhos turcos que complementam as massagens e tratamentos, sendo uma mais-valia que enriquece a experiência de bem-estar.

2. Alivia as dores crónicas

Está comprovado pela ciência que o stress e a tensão muscular aumentam a dor crónica.

A libertação constante do cortisol, hormona que o nosso organismo produz em resposta ao stress do dia a dia, contribui para o aparecimento de dores crónicas e doenças autoimunes, além de aumentar o risco de depressão. 

O alívio das dores crónicas, através de massagens, é um dos benefícios do Spa que ajudam a melhorar a qualidade de vida a curto e longo prazo. 
 

A massagem De-Stress Muscle no CitySpa atua sobre os músculos tensos 

3. Melhora a circulação sanguínea

A massagem também tem a função de melhorar a circulação sanguínea. Ativa a circulação e facilita a irrigação dos tecidos. Além disso, ajuda a reduzir o ritmo cardíaco e, por consequência, a manter a pressão arterial controlada. 

Por sua vez, o calor da sauna, do hamman ou do banho turco estimulam a dilatação dos vasos sanguíneos, promovendo um melhor fluxo do sangue. 

Problemas de circulação sanguínea levam a uma má oxigenação das células e dos órgãos, o que pode originar inchaços nas pernas, varizes, pele ressecada e até dificuldades de memória. Ao melhorar a circulação sanguínea, as massagens contribuem para um bom estado de saúde.

4. Reforça o sistema imunitário

Entre os poderes terapêuticos das massagens de Spa destaca-se o fortalecimento do sistema imunitário. 

A ciência, através de estudos realizados, confirma que uma sessão de massagem é capaz de reduzir as proteínas ligadas a processos inflamatórios. E, ainda, estimular a multiplicação de células responsáveis pela defesa do organismo, o que significa o reforço do sistema imunitário. 

5. Minimiza o risco de depressão

As massagens de relaxamento estimulam o aumento da serotonina e da dopamina. Estas substâncias químicas presentes no nosso organismo promovem sentimentos de prazer e de motivação. 

Sentimo-nos desmotivados e tristes quando os níveis de dopamina diminuem e os níveis de cortisol aumentam.

O aumento da serotonina e da dopamina é um dos benefícios do Spa com mais-valias tanto na esfera física quanto mental. Ao melhorar o humor e promover o sentimento de bem-estar, tanto o corpo quanto a mente reagem de melhor forma aos desafios do dia a dia. 

 

As massagens de relaxamento minimizam o risco de depressão


 

6. Melhora a qualidade do sono

A melhoria da qualidade do sono é um dos benefícios do Spa com impacto na saúde mental. Noites mal dormidas têm influência no humor, na disposição para as tarefas diárias, na criatividade e até no bom desempenho das funções do organismo.

As massagens e tratamento de Spa aumentam a temperatura do corpo e o fluxo sanguíneo, reduzindo o desconforto físico e mental. Esses efeitos diminuem a ansiedade e são fundamentais para um sono de qualidade.

7. Aumenta a libido

As massagens e tratamentos de Spa influenciam a produção de dopamina, uma hormona que contribui para o aumento da libido e também para uma melhor concentração, motivação e foco. 

Neste sentido, os benefícios do Spa estendem-se também à vida afetiva, existindo inclusive massagens para casal que fomentam o reforço dos laços de afeto. 

 

 

A massagem relaxante Blu Moon, no Blu Spa, é exclusiva para casal.

 

 

8. Hidrata e otimiza a textura da pele

Os Spas disponibilizam vários tratamentos de rosto e corpo específicos para melhorar a textura da sua pele. Alguns tratamentos incluem uma análise personalizada do estado da pele e contemplam a utilização de oxigénio ativo, um importante aliado para a saúde da pele. 

9. Melhora a autoestima

A melhoria da autoestima é um dos benefícios do Spa que consegue sentir logo após a primeira sessão.

Seja pelos resultados que vê no seu rosto ou corpo após os tratamentos ou pelo bem-estar que sente por ter cuidado de si, uma visita ao Spa é sinónimo de autoestima renovada.


 

Cuide da sua saúde e usufrua de todos os benefícios do Spa

Agora que conhece alguns dos benefícios do Spa para a sua saúde física e mental, está na hora de escolher o local para tratar de si.

Fale connosco e usufrua de todos os benefícios do Spa

Terá o acompanhamento dos nossos profissionais especializados para que desfrute de verdadeiras experiências de saúde e bem-estar. 

Marque a sua massagem ou tratamento, nós cuidamos de si.

Topspa

A TOPSPA Consultants é a empresa líder na área de consultoria e gestão de Spas no mercado hoteleiro, em Portugal. 

Fundada em 2015 com a ambição de ser a melhor a empresa a operar no mercado Wellness & Spa em Portugal, possui atualmente 8 Spas em gestão própria e o maior número de prémios atribuídos pelos World Luxury Spa Awards. 

A divulgação e partilha de conhecimento, são parte integrante dos valores da empresa, efetuada através de formação profissional, palestras, workshops e docência das disciplinas de Saúde e Bem-Estar em diversos cursos Superiores e Técnicos nas Escolas de Hotelaria e Turismo.

Partilhe com os seus amigos

Vouchers de Aniversário