Logo TOPSPA

Blog > Wellness > 7 passos essenciais na sua rotina para cuidar da pele do rosto

Cláudia Lopes

publicado em 24 de Maio de 2023 | 4 minutos de leitura

"7 passos essenciais na sua rotina para cuidar da pele do rosto"

Atualizado a 26 de Junho de 2023

Limpe e nutra diariamente a pele da face e do pescoço.  Fique com estas dicas práticas para cuidar da pele do rosto e ter uma tez mais brilhante e luminosa.

é importante hidratar o rosto para cuidar da pele
Ter uma rotina de skincare é essencial para cuidar da pele do rosto

A rotina diária do rosto em casa é essencial para nutrir e revigorar a pele.

Cuidar da pele do rosto requer dar resposta a necessidades específicas que podem ser respondidas com soluções especializadas. 

Faça um diagnóstico com a ajuda de uma especialista de wellness que irá recomendar os produtos mais adequados para cuidar da sua pele. Durante a sessão, descubra o seu tipo de pele e receba indicações dos rituais ideais para si.   

Além dos tratamentos no spa, que tratam as camadas mais profundas da pele, é possível também aderir a passos básicos do skincare e manter em casa uma rotina indicada para cuidar da sua pele do rosto.

Passos diários  de skincare para fazer em casa 

Confira os principais passos de skincare para fazer em casa 

A manutenção dos cuidados com a pele em casa é essencial para se ter uma pele saudável. Para quem tem tempo, é possível ter uma rotina de cuidados mais extensa, que incluem mais passos como a aplicação de essências (próprias para a pele), máscaras, antioxidantes e vitaminas.

Porém, mesmo para quem não disponibiliza de tanto tempo, é possível ter uma lista de passos mais compacta e ainda sim cuidar da sua pele para que ela esteja sempre bonita e saudável. 

Para isso, adicione os passos a seguir duas vezes ao dia na sua rotina:

Limpe bem a sua pele

Faça uma limpeza dupla (double cleansing). Utilize um leite de limpeza para remover a película mais superficial da pele de agentes como a maquilhagem, o protetor solar e o excesso de óleo na pele. 

A seguir aplique um gel para remover em profundidade as impurezas, garantindo que a pele fica totalmente limpa. 

Use um tónico

Para complementar o processo de limpeza, utilize um tónico que irá ajudar a equilibrar os níveis de pH e na hidratação da pele.

 Aplique um sérum

A aplicação de um sérum pode ter objetivos diferentes, de acordo com as especificidades de cada pele: aumento de luminosidade, reforço de hidratação, reduzir a oleosidade, prevenir rugas, atendendo as especificidades de cada um. 

Utilize um creme de olhos

Para a pele fina e sensível dos olhos, inclua um creme de contorno de olhos na sua rotina de beleza. Faça movimentos circulares leves dos cantos externos aos internos dos olhos com o dedo anelar, para ativar a microcirculação sanguínea e linfática, reduzindo olheiras e papos.

Aplique um creme hidratante

Para finalizar, use um creme hidratante de rosto para nutrir a pele de manhã e outro creme à noite para regenerá-la em pleno.
O hidratante é o produto responsável por nutrir a pele e dificultar a saída das moléculas de água.

Esfolie e hidrate regularmente

Além dos cuidados já referidos, deve realizar 1 a 2 vezes por semana: 
- Uma esfoliação da pele para remover as células mortas;
- Aplicar uma máscara hidratante para ajudar a nutrir e regenerar a pele. 

Use proteção solar

A rotina de cuidados deve ser realizada duas vezes ao dia: pela manhã e pela noite. Durante as etapas do skincare pela manhã, lembre-se sempre de finalizar com a aplicação de filtro solar de fator 30 FPS ou superior. 

Para cuidar da pele do rosto e proteger-se do envelhecimento precoce, o protetor solar deve ser aplicado todos os dias, mesmo em dias nublados ou mesmo durante o inverno.

 

Limpeza profunda para cuidar da pele com uma especialista 

a limpeza de pele prepara a pele e relaxa
A primavera é a altura perfeita para fazer uma limpeza de pele e cuidar da sua pele

O skincare feito em casa não dispensam, porém, a necessidade de realizar uma limpeza de pele para cuidar da sua pele de forma profunda, feita por especialistas em estética.

Faça uma limpeza de pele pelo menos duas vezes por ano, no mínimo a cada mudança da estação. 

A altura da primavera é ideal para fazer uma limpeza de forma a preparar a pele para o verão, antes da exposição solar.

Na chegada do outono deverá repetir este tratamento para devolver o brilho, a firmeza e a elasticidade do rosto, antes da transição para a estação fria.

Mime a sua pele. Cuide de si.

 

Cláudia Lopes

Desde sempre apaixonada pela área do bem-estar, orientou desde 2016 a sua atividade para a divulgação e partilha de conhecimento desta área. A experiência direta de contacto com publico nacional e internacional em vários spas, aliada à sua formação em Marketing e Comunicação, conferem-lhe uma forte sensibilidade para as necessidades do cliente spa.

Partilhe com os seus amigos

Vouchers de Aniversário