Blog > Wellness > 5 Práticas para Permanecer Calmo em Situações de Tensão
Janine Tavares
publicado em 19 de Maio de 2020 | 3 minutos de leitura
"5 Práticas para Permanecer Calmo em Situações de Tensão"
Inspirações do Yoga
Há dias, e principalmente neste momento de confinamento com a ameaça do COVID-19, em que manter a calma e controlar a ansiedade é extremamente difícil. Várias situações, em vários momentos das nossas vidas, levam-nos a perder o controlo. Mas perder o controlo não é de todo positivo, para nós mesmos, nem para quem nos rodeia.
O stress prolongado pode levar, entre outros problemas, a estados de ansiedade e opressão que geralmente resultam em baixa energia, encurtamento da respiração, deixando-nos extremamente cansados, e levando-nos a perder a cabeça com pouco.
Hoje damos-lhe algumas dicas que pode usar facilmente para trabalhar a sua calma em situações de tensão. Soluções rápidas e eficazes que poderá utilizar antes de enfrentar aquela pessoa ou aquele momento que sabe que o vai tirar do sério.
1. Permanecer Neutro
Evitar emoções a mais ou a menos. Equilibre! Não, não é fácil esta técnica, mas tente recuar e abstrair-se da situação. Pergunte-se a si mesmo…
A) É realmente importante?
Por vezes, estamos tão envolvidos com o momento, que nem paramos para pensar se a situação ou pessoa é realmente importante e, se valerá a pena, todo o estado emocional que estamos a viver.
B) Como é que eu me sentiria se estivesse no lugar da outra pessoa?
Colocar-mo-nos nos pés da outra pessoa, ajuda a criar um estado de emoção, de empatia e compreensão.
C) Terá a mesma importância daqui a uma semana? Duas semanas? Um mês?
Isto ajuda a enraizar e a focar a energia e tempo em coisas que realmente interessam. O Tempo é precioso!
2. Scan do Corpo
Sente-se com a coluna direita, feche os olhos e observe-se.
A) Primeiro traga a sua atenção à respiração.
Ela tem muito para lhe dizer. Como é que ela está, calma, agitada, curta?
B) De seguida observe os seus pensamentos
Como está a sua mente? Turbilhão de pensamentos (chamada monkey-mind), não se consegue focar? Apenas consciencialize.
C) Em seguida traga a sua atenção ao corpo
Observe pontos de tensão, dores. Faça uma observação mental a todas as zonas do seu corpo (pés, tornozelos, pernas, ancas, abdomen, torax, ombros, braços, pescoço, cabeça).
3. Respiração
Respire pausadamente.
A) A expiração deverá ser mais longa que a inspiração. Inspire pelo nariz e expire pela boca com força e com vontade (faça barulho se assim lhe apetecer) como um suspiro de libertação.
B) A cada expiração, imagine a tensão a dissolver e a abandonar o seu corpo.
C) Faça pequenas pausas, 1 a 2 segundos, depois da inspiração e logo a seguir à expiração. Estas pausas, seguram muita calma. A finalidade aqui é observar, apenas observar.
4. Centrar e enraizar
Dê significado à expressão “ficar sem chão”. Reencontre o seu solo, o seu chão. Se estiver sentado numa cadeira, pressione firmemente os pés contra o chão. Se estiver sentado ou deitado no chão, deixe o seu corpo afundar no solo.
5. Aceitar a emoção/ sentimento, mas sem se agarrar
Não resista! Nada é permanente. Já alguém dizia: “Tudo na vida é passageiro, menos o motorista e o cobrador”. Dê as boas vindas às emoções que não quer. Uma a uma.
A) Receba-a, dê-lhe as boas vindas e aceite-a!
B) Dê-lhe um nome, entenda-a e ouça bem essa emoção.
C) Depois, peça a essa mesma emoção para lhe dar espaço, para lhe dar uma pausa e peça-lhe para sair gentilmente.
D) Agora sim, com base no oposto dessa mesma emoção ou sentimento, receba o que realmente quer. Exemplo: se a emoção/ sentimento que não quer segurar é medo, o sentimento oposto que quer é, coragem. Tome consciência do que pretende e de como se quer sentir.
Permaneça calmo e centrado. Mas mais que isto, conheça-se, e perceba o seu corpo, o seu ritmo cardíaco e avalie os seus trigger points ou “ponto-gatilho”/ problema.
Estas dicas poderão ser feitas individualmente ou em simultâneo!
Janine Tavares
Janine Tavares tem formação em cosmetologia. Desenvolveu a sua carreira em dayspas, cruise line spas, resort & hotel spas. Já foi responsável por liderar equipas de spas emblemáticos como Armani Spa e Burj Kalifa. Participou de formações de Yoga na India e em Bali, certificando-se como professora da modalidade.