Logo TOPSPA

Blog > Wellness > 10 Conselhos de como manter um relacionamento em tempo de pandemia

Janine Tavares

publicado em 5 de Fevereiro de 2021 | 6 minutos de leitura

"10 Conselhos de como manter um relacionamento em tempo de pandemia"

Nutrir um relacionamento durante a pandemia causada pelo coronavírus não é fácil. A pandemia continua dramaticamente a afetar as nossas vidas, incluindo os relacionamentos com outras pessoas – familiares, amizade e amorosos.

 

Procure manter o foco em si.

Perder o contacto físico com a pessoa que amamos ou até mesmo o contrário – ser forçado a partilhar o mesmo espaço 24h/ 24h – pode ser stressante e até mesmo preocupante, assustador e diria que também pode ser, por vezes, insuportável.

Juntando a isto tudo, a incerteza do fim da pandemia e a preocupação com o vírus em si, temos um cocktail de fatores para que as coisas não corram bem. Portanto, para o nosso próprio bem, vale a pena ser ainda mais paciente e compreensivo que o normal para consigo e para com os outros. Veja aqui as nossas dicas de como se manter calmo em situações de tensão.

A Direção Geral da Saúde lançou um site dedicado à saúde mental no contexto da pandemia, para promover e dinamizar a monitorização da saúde mental da população Portuguesa e para que possa procurar ajuda, caso haja alterações no comportamento, bem-estar e saúde mental.

Para além de cuidar de si mesmo, também é importante cuidar de quem ama.

Seguem algumas sugestões para manter um relacionamento saudável que podem fazer a diferença:

1. Conecte-se com pessoas de confiança e com que possa conversar 

Arranje tempo para falar, desabafar com pessoas que lhe querem bem e de confiança. Talvez eles estejam na mesma situação. Verbalizar o que os nossos pensamentos e o ajuda a relativizar. Muitas das vezes quando damos vida, ou seja falamos em voz alta o que pensamos, ajuda-nos a ganhar outra perspectiva em relação ao tema que nos preocupa. Não tenha vergonha ou receio de falar.

2. Esteja presente

Isto significa prestar atenção à sua cara metade e tentar não se distrair com telefonemas, ou o seu trabalho ou outros interesses. Estar presente é uma qualidade bastante importante num relacionamento e não só. O mindfulness – um conceito Budista – diz-nos que para viver uma vida plena temos que a viver de uma forma presente. A sua filosofia assenta em viver plenamente cada momento presente de forma consciente e sem qualquer autojulgamento. Tal permite uma relação mais saudável com o que está a acontecer nas nossas vidas, com intenção e propósito.

3. Escute 

Ouça, mas ouça realmente o que a sua cara metade está a dizer e tente entender. Foque-se nas suas necessidades nesse preciso momento. De encontro ao mencionado acima – se estiver em modo “Atenção Plena”, isto não é difícil fazer. Abstraia-se do que se passa à sua volta, imagine que está fechado numa sala apenas com a pessoa que está à sua frente, sem distrações. Se praticar isto durante a conversa, vai ver que consegue realmente ouvir a pessoa com quem está a conversar.

4. Comunique 

Reserve uma hora por dia para que possam conversar e expor como se estão a sentir, sem medo de críticas. Se a comunicação é crucial na sobrevivência de um relacionamento em situações normais, ainda mais agora em tempos de pandemia. Certifique-se que há uma boa comunicação entre vocês. Criem uma regra de 2 a 3 vezes por semana reservarem uma hora para conversarem sobre o que vos vai nos pensamentos e/ou preocupa.

5. Reconheça relações tóxicas 

Relacionamentos que magoam não são de todo o que se deve querer, muito menos em tempos de pandemia. Os períodos de isolamento podem representar maior risco, fazendo escalar relacionamentos violentos, obsessivos, submissos, possessivos, etc. Relacionamentos infelizes deixam imensas marcas psicológicas. Caso esteja numa situação destas, peça apoio. O site da DGS tem os contactos adequados.

É muito importante, durante estes tempos estranhos e difíceis, tentar considerar outras opções para proteger o seu relacionamento, para assim conviverem um com o outro da melhor maneira.

10 Ideias para celebrar o romance em tempo de pandemia.

Neste tempo de pandemia as emoções de um relacionamento sentem-se mais profundamente. Selecionamos algumas dicas para que juntos ou separados possam ter dias diferentes do normal pois estamos confinados em casa e no meio de uma pandemia, mas mesmo assim não é motivo para deixar de celebrar o AMOR.

Apenas significa que as suas opções são diferentes, necessita de utilizar mais a sua imaginação, mas quem sabe, se não irá surpreender alguém?!

Algumas ideias são presenciais e outras virtualmente.

1. Compre um voucher de Spa para usufruírem depois! Nada melhor do que a antecipação de um fantástico momento de evasão para  a cara metade, ou até mesmo para  que possam usufruir em casal depois. Escolha o seu tratamento e spa preferido. Deixo aqui algumas sugestões de vouchers spa.

 

2. Crie uma lista no Spotify unicamente para a sua cara metade. Faça uma compilação de músicas que marcam o seu relacionamento, ou músicas que sabe que a outra pessoa gosta. Dê um nome especial a essa playlist.

 

3. Faça aquele vídeo do Tik Tok que já é viral. Chama-se Quiz do casal e é um jogo excelente para o dia dos namorados, é super engraçado de fazer e ainda mais de ver o resultado. Basicamente têm que responder a questões acerca um do outro de olhos fechados. O resultado pode ser surpreendente e vai verdadeiramente conhecer melhor a sua cara metade.

 

4. Continuem no Tik Tok. Há imensos vídeos, jogos e quizes que podem fazer juntos. São uma ótima forma de trazer humor e boa energia para a relação.

5. Apostem no voluntariado juntos. Poderá ser voluntário num abrigo para animais, na luta contra a fome, ou em várias organizações que apoiam esta época tão difícil que vivemos. Procure por sites de voluntariado e veja o que poderão fazer juntos e em tempos de pandemi

 

6. Tenha uma noite de jogos de tabuleiro. Complemente com vinho e snacks. Use a imaginação.

 

7. Cozinhem juntos. Inscreva-se online para aulas de cozinha onde possam aprender juntos pratos novos.

 

8. Façam um jantar romântico. Preparem-se como se fossem jantar fora. Vistam-se com o intuito de ir a um restaurante de estrelas michelin e preparem a mesa com velas e os melhores utensílios que tiver. Ah e coloque um Jazz. 

 

9. Aprenda a dançar tango no youtube. O tango é uma dança muito sensual e lindíssima e é um cliché de casais no filmes românticos. Quem sabe se não vão descobrir novos gostos.

 

10. Faça uma noite de cinema em casa. Compre pipocas, suavize a luz da sala e coloque a manta por cima para conforto completo.

 

“Um Vírus faz estremecer o planeta, fechar fronteiras, monitorizar governos, segregar pessoas, amedrontar consciências, trancar portas. Desta vez foi o covid 19, imagina quando for o amor

Autor Desconhecido

Janine Tavares

Com uma longa carreira internacional, a Janine é formadora e coordenadora da área Wellness da TOPSPA Consultants. Com formação inicial em cosmetologia, desenvolveu a sua carreira em dayspas, cruise line spas, resort & hotel spas. O desafio na área de gestão iniciou-se nos Emirados Árabes Unidos, onde teve o privilégio de liderar equipas de várias nacionalidades em vários spas emblemáticos dos quais se destaca o Armani Spa - Burj Kalifa ou o Emirates Palace Spa. No processo de crescimento pessoal, alterou hábitos de vida para viver de uma forma mais consciente e saudável. Participou em vários retiros na India e em Bali, e formações de Yoga incluindo a certificação como professora da modalidade, aprendeu e conheceu várias pessoas inspiradoras, para hoje poder também inspirar e consciencializar outros para a importância de procurar e seguir uma vida mais plena.

Partilhe com os seus amigos

Vouchers de Aniversário