Logo TOPSPA

Blog > Wellness > Descubra os principais benefícios da sauna para a saúde

Marcela Leone

publicado em 22 de Março de 2021 | 4 minutos de leitura

"Descubra os principais benefícios da sauna para a saúde"

Além de fazer bem à pele e aos cabelos, a sauna também pode ser uma boa aliada à saúde, refletindo-se em diversos benefícios. Para muitos considerada uma terapia, a sauna é uma técnica composta de sudação e relaxamento, presente há centenas de anos nas culturas dos povos do norte e do leste europeu. 

Quer aproveitar os múltiplos benefícios do banho de vapor ao máximo? Após a leitura deste artigo ficará a saber:

>Sauna: a prática perfeita para os dias frios;
>Saúde mental: como atuar na redução do stress;
>Máxima performance: sessão de banho de vapor ajuda em dores musculares e recuperação;
>Circulação sanguínea: sauna reduz riscos de doenças cardiovasculares;
>Saunas em Lisboa: veja a nossa sugestão de spas.

Mulheres conversam dentro da sauna
Desfrutar de bons momentos na sauna também faz bem à saúde!

Sauna: a prática perfeita para os dias frios 

Uma pesquisa científica holandesa revelou que as doenças de origem pulmonar apresentam grande melhora após uma ou mais sessões de sauna. Outra investigação, de 2017, sugeriu que o calor é o fator predominante na melhoria de casos de asma ou pneumonia, já que beneficia a função pulmonar.

Saúde mental: como atuar na redução do stress

Não é apenas na saúde física que o banho de vapor tem influência. Um artigo partilhado na revista Alternative Medicine Review mostrou que a sauna pode influenciar os níveis de endorfina, promovendo assim a redução do stress e a melhora do humor em pacientes com depressão leve.

Máxima performance: sessão de banho de vapor ajuda em dores musculares e recuperação

Pessoas que sofrem de doenças crónicas como artrite e fibromialgia têm a indicação de fazer sauna regular. Pesquisadores da Univerdaide de Auburn, nos Estados Unidos, descobriram ainda que se alongar durante a sessão pode auxiliar em até 205% a flexibilidade muscular. 

Circulação sanguínea: sauna reduz riscos de doenças cardiovasculares

A temperatura elevada causa a dilatação dos vasos sanguíneos, tendo assim um efeito positivo sobre a circulação do sangue pelo corpo como um todo.

Um estudo científico de origem japonesa demonstrou que pessoas com problemas cardíacos têm a melhora do fluxo sanguíneo com altas temperaturas. Já uma pesquisa da revista BMC Medicine revelou que frequentar a sauna de duas a três vezes por semana pode reduzir em 25% o risco de morte por doença cardiovascular. 

Saunas em Lisboa: veja a nossa sugestão de spas 

Uma boa opção para poder usufruir dos benefícios da sauna com frequência é visitar spas de hotéis. Como funciona? Em grande parte dos hotéis não é preciso ser hóspede para desfrutar das comodidades como piscinas, áreas de relaxamento e banhos quentes.

Nestes casos, há duas opções:
1 - Realizar um tratamento de spa e ter acesso a estas áreas;
2 - Pagar pelo Acesso Diário e ter cerca de 3h para usufruir da infraestrutura do spa. 

Para ajudar nesta escolha, separámos abaixo 2 dicas de spa de hotéis que possuem o Acesso Diário, assim como permitem o uso da infraestrutura mediante a realização de uma massagem, esfoliação ou tratamento facial. 

BSpa by Karin Herzog, no Altis Belém Hotel

Hóspedes e não-hóspedes podem usufruir das luxuosas infraestruturas deste spa com sauna, dos duches sensoriais à piscina dinâmica, hammam e banho turco.

Casal aproveita a sauna do BSpa by Karin Herzog, no Altis Belém Hotel
Além de fazer bem à pele e aos cabelos, a sauna também pode ser uma boa aliada à saúde, refletindo-se em diversos benefícios.

Sobre as águas do rio Tejo, o spa apresenta tratamentos únicos de oxigénio ativo com a assinatura da reconhecida marca suíça Karin Herzog.

BluSpa Jupiter, no Jupiter Lisboa Hotel 

BluSpa Jupiter, o hotel com spa de inspiração oceânica, onde os aromas marinhos transportam para um mar de sensações.

Piscina interior do BluSpa, no Jupiter Lisboa Hotel
O BluSpa Jupiter tem ao seu dispor um fantástico circuito de águas com piscina, zona de relaxamento, banho turco, sauna e 4 salas de tratamento.

Para garantir momentos únicos de bem-estar, descontração e relaxamento, o BluSpa Jupiter tem ao seu dispor um fantástico circuito de águas com piscina, zona de relaxamento, banho turco, sauna e 4 salas de tratamento. Aberto a hóspedes e ao público local.

Desta forma, o banho de vapor acaba por ser a opção perfeita para relaxar enquanto, ao mesmo tempo, cuida da saúde como um todo. Se ainda é principiante, a nossa sugestão é começar com sessões de 5 a 6 minutos. 

Outra recomendação passa por tomar sempre um duche de água tépida antes. Trata-se de uma medida de higiene simples e que torna a sauna mais eficaz. 

Há quem aproveite estes minutos de relaxamento para fechar os olhos e meditar, ampliando assim os benefícios dos banhos de vapor. 

Conheça os demais spas do grupo TOPSPA


 

Marcela Leone

Especialista em bem-estar, trabalha no marketing da TOPSPA. Tem mestrado em comunicação, com tese que analisou a relação de partilhas de Wellness no Instagram. 

Partilhe com os seus amigos

Vouchers de Aniversário