Blog > Wellness > Como manter a saúde mental num ano de pandemia?

Janine Tavares

publicado em 5 de Fevereiro de 2021 | 4 minutos de leitura

"Como manter a saúde mental num ano de pandemia?"

O mundo está a sofrer uma crise com sérias repercussões ao nível da saúde mental. É imperativo assumirmos o controlo da nossa saúde física e mental, bem como da nossa vida neste momento.

A saúde mental está a sofrer sérias perturbações em Portugal

A pandemia está a tirar-nos o controlo de várias situações. Há muita coisa que não sabemos, há coisas que sabemos pouco e há outras que sabemos e somos obrigados a cumprir. Algumas, cumprimos com tranquilidade – lavar as mãos, utilizar máscara; outras, com bastante desagrado – estar longe da família e dos amigos. 

Com isto tudo, associamos as mudanças à nossa rotina diária e à incerteza do fim da  pandemia.

Por outro lado, se já tivermos uma predisposição para stress e ansiedade, toda esta situação e novas rotinas que vivemos poderão ser a última gota.

25% das pessoas que participaram num estudo sobre a “Saúde Mental em Tempos de Pandemia”, coordenado pelo Instituto Ricardo Jorge, apresentaram sintomas moderados a graves de ansiedade, depressão e stress pós-traumático.

Como monitorizar a minha saúde mental?

Somos todos diferentes e vamos todos reagir de forma diferente. Em vez de avaliar o “novo normal”, procure analisar o que é saudável para si. Ou seja, se somos obrigados a verificar a nossa saúde física regularmente (febre, tosse ou dor de garganta), também devemos aprender a monitorizar a saúde mental. Não só agora, mas sempre. Deixamos alguns conselhos práticos:

  • Verifique como se sente, quais os pontos de gatilho que despertar reações, respostas negativas e atitudes descontroladas;
  • Se achar que as redes sociais e televisão estão a causar algum desconforto no seu dia-a-dia, não se conecte;
  • Se os seus filhos  resistem a cumprir uma rotina, foque-se em manter as boas maneiras e gentileza, não dê importância à confusão.

Neste momento, evite os ideais de perfeição e foque-se apenas num aspeto ou situação que lhe esteja a causar maior ansiedade.

 

Lembre-se sempre estamos todos no mesmo barco.

Como superar o stress e a ansiedade causados pela pandemia?

Pensamentos negativos, preocupações ou até reflexões catastróficas são normais quando nos sentimos ansiosos. A chave é consciencializar esses pensamentos e reagir da maneira mais acertada.

1. Questione se o pensamento negativo é realístico. 

Procure a razão desse pensamento e  pesquise por informações e  factos. Recorde-se, no entanto, que nem sempre procurar por respostas é fazer um bom uso da sua energia, por vezes, é necessário reconhecer que “o tempo o ditará” é a mais dura, mas a melhor solução.

2. Substitua os pensamentos negativos por uma alternativa mais saudável. 

Por exemplo, em vez de afirmar “isto é horrível” tente dizer “aqui está um desafio e eu já ultrapassei imensos desafios na minha vida, vou conseguir mais este”. Apenas garanta que não substitui pensamentos negativos por pensamentos não realísticos. 

3. Utilize consigo uma linguagem suave e gentil  e vença a inquietação. 

Comunique como se estivesse a falar para o seu melhor amigo. Esteja atento aos seus pensamentos negativos, mas evite massacrar-se se não conseguir o que pretende. Diga para si mesmo: “Aqui está aquele pensamento negativo outra vez. Está a relembrar-me para me preocupar, mas vou fazer isto assim mesmo  porque sei que me vou sair  bem”.

4. Converse com os amigos e a família para evitar a angústia. 

Nós somos seres sociais e precisamos de contacto e apoio. Envie uma mensagem ou faça uma videochamada. Diga apenas: “Estava a pensar em ti” e veja o resultado.

5. Faça exercício para combater o stress. 

O exercício ajuda no combate à ansiedade. Não há ginásios, mas há ar fresco. Exercício não tem de ser necessariamente correr por uma hora ou levantar pesos. 

Ligue a música e dance como se ninguém estivesse a observar, dê um passeio com os seus filhos ou animais de estimação. Ligue-se online a faça alongamentos. Temos de ser gentis e manter serenidade.

6. Alimente-se com felicidade e diga adeus à ansiedade.

Quanto à alimentação, se não lhe apetecer um tabuleiro cheio de vegetais, não faz mal. Se o pacote de batatas fritas estiver a chamar o seu nome e quiser comer, coma, mas só metade. 

Faça aquilo que lhe  deixa bem e proporciona tranquilidade. Dê passos pequenos e alcance  grandes vitórias. Lembre-se que se estiver, de uma forma geral, a fazer menos atividades e  a gastar menos energia, então também precisa ingerir menos calorias para igualar o seu nível de atividade.

Reveja aqui algumas práticas que ajudam a acalmar em momentos de tensão.

Após esta fase de confinamento, marque um programa anti-stress e aproveite para recuperar energias e harmonizar o corpo e a mente. Pode consultar as nossas sugestões de programas wellness aqui.

Janine Tavares

Com uma longa carreira internacional, a Janine é formadora e coordenadora da área Wellness da TOPSPA Consultants. Com formação inicial em cosmetologia, desenvolveu a sua carreira em dayspas, cruise line spas, resort & hotel spas. O desafio na área de gestão iniciou-se nos Emirados Árabes Unidos, onde teve o privilégio de liderar equipas de várias nacionalidades em vários spas emblemáticos dos quais se destaca o Armani Spa - Burj Kalifa ou o Emirates Palace Spa. No processo de crescimento pessoal, alterou hábitos de vida para viver de uma forma mais consciente e saudável. Participou em vários retiros na India e em Bali, e formações de Yoga incluindo a certificação como professora da modalidade, aprendeu e conheceu várias pessoas inspiradoras, para hoje poder também inspirar e consciencializar outros para a importância de procurar e seguir uma vida mais plena.

Partilhe com os seus amigos

Artigos Relacionados

Massagens | 2 min

Um Spa à sua medida

Com a azáfama do dia-a-dia nem sempre é fácil tirar um tempinho pelo mais reduzido que seja para focar-se em...

Massagens | 3 min

7 Vantagens da Massagem Relaxante para o Equilíbrio e Bem-estar

Quem nunca pensou em iniciar a semana com as energias recarregadas? Livre de preocupações e com a mente...

Massagens | 2 min

Minutos de bem-estar com... Júlia Belard!

Com o início da Primavera vem a estação que nos faz sorrir de alegria. O sol traz consigo dias maiores, a...

Vouchers de Aniversário

X

Cultive Mindfulness